Os resultados da 2ª edição da pesquisa “Demanda Turística Brasil”, divulgado pelo MTur em parceria com a Sprind Dados e a Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC), apontam que turismo rural é a tendência no setor de viagens e 74% dos turistas procuram o interior do país para contemplar a natureza. A pesquisa mapeou as preferências dos turistas ao longo de 45 dias (20 de abril a 31 de maio de 2023).

Além de estar mais perto da natureza, 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural também levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam a pesquisa. Entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.

O levantamento indica ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, conquistando 47% de interesse do público. Entre os estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural, Minas Gerais, lidera a lista, sendo o preferido de 42% de respostas.

“O turismo rural no Brasil tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Pesquisas, como esta, nos ajuda a tomar decisões estratégicas e assertivas para impulsionar o crescimento desse setor tão promissor para o país”, afirma Daniela Carneiro, ministra do Turismo.

O estudo possui 95% de nível de confiabilidade e 3% de margem de erro.


Leia também: TURISMO DE NATUREZA CRESCE 30% AO ANO