Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo 2023, uma das maiores premiações do setor, promovida pelo ministério do Turismo (MTur). Neste ano, sob o tema “O Turismo transformando vidas”, o prêmio vai reconhecer iniciativas e profissionais quem fazem com que o setor seja uma força econômica geradora de emprego e renda ao país, além de valorizar a promoção da sustentabilidade e inclusão social. As inscrições se encerram no dia 16 de agosto e podem ser efetivadas por pessoas físicas e jurídicas em 19 categorias diferentes.

Os interessados podem se inscrever em dois grupos diferentes. O primeiro é composto pelas Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas) que conta com 10 categorias (Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo).

Esse grupo é destinado a inscrições de entidades governamentais da administração direta, federal, estadual e municipal, e indireta; instituições integrantes do “Sistema S”; instituições da sociedade civil organizada, com ou sem fins lucrativos; pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos; representantes de grupos ou coletivos; e empreendimentos turísticos.

Clique aqui e acesse o Edital de Seleção Pública nº 03/2023 – Iniciativas de Destaque no Turismo

Já o segundo grupo é composto pelos Profissionais de Destaque, onde serão premiadas 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.

Clique aqui e acesse o Edital de Seleção Pública nº 02/2023 – Profissionais de Destaque no Turismo

Para concluir a inscrição, é necessário enviar toda a documentação e preencher as informações do cadastro, pois apenas as propostas completamente preenchidas serão habilitadas, conforme previsto no edital.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus e certificados, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no dia 5 de dezembro deste ano. Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. O reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

Tendências do Turismo

A edição de 2023 do prêmio vem com novidades que estão alinhadas às tendências do setor e Daniela Carneiro, ministra do Turismo, celebrou esse reconhecimento. “Neste ano, vamos premiar categorias como Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo, além de Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Também serão reconhecidas as categorias Mulheres que Transformam o Turismo e Lideranças de Segmentos da Sociedade Brasileira, o que mostra que o nosso setor dando ainda mais destaque às transformações positivas do turismo, que tem valorizado ações voltadas à criatividade e inovação, meio ambiente, empreendedorismo feminino inclusão social” ressaltou.


Leia também: BRAZTOA ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO