Alagoas segue com a missão de promover oportunidades e capacitar gratuitamente profissionais e interessados em ingressar no setor turístico. Por isso, deu início nesta semana às aulas gratuitas do Programa Escola do Turismo em cinco municípios. Maceió e Arapiraca foram as primeiras cidades a receber os cursos, com início na última segunda-feira (3). Para o mês de julho, foram disponibilizadas 840 vagas para aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal).

Três turmas já receberam certificados dos cursos com carga curricular de 8h, do Sindhal. Os cursos ofertados foram de Aperfeiçoamento em serviço de Confeiteiro, ministrado pela chef da cafeteria Le Brulé, Sandy farias; Elaboração de Drinks e Coquetéis,  ministrado pela equipe da Itynerantys Bar; e Arte de Servir Vinhos, ministrados  pela sommelier Isabela Barbosa.

Já os cursos ministrados pelo Senac iniciados, nesta segunda, que são para formação de Auxiliar de Cozinha e Camareiro em Meios de Hospedagem, possuem carga horária de 240 horas e 160 horas, respectivamente, e devem encerrar as atividades no final do mês.

Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, o Programa Escola do Turismo é fundamental na formação de profissionais qualificados. “Através dessa iniciativa, buscamos capacitar e qualificar os profissionais para o turismo, fortalecendo o setor e preparando-os para atender às demandas do segmento. Atualmente, buscamos sanar o gargalo existente no mercado de trabalho, especificamente e relação à carência de profissionais capacitados, ao mesmo tempo em que já estamos ofertando, somente neste mês de julho, cerca de 840 vagas em todo o estado, realizando, de fato, o primeiro passo para solução. Importante mencionar que o segmento do turismo contempla diversas atividades econômicas, situação que facilita a expansão da qualificação para todas as sete regiões turísticas”, ressalta a secretária.

Vagas remanescentes

Mesmo com turmas já em andamento, a Setur destaca que ainda é possível se inscrever nas vagas remanescentes para dez cursos que serão iniciados nas próximas semanas. Os interessados devem acessar o site setur.al.gov.br para obter mais informações. As matrículas para os cursos ministrados pelo Sindhal podem ser realizadas pelo site da Setur, enquanto as inscrições nas aulas do Senac devem ser feitas em uma das unidades da instituição em Maceió ou Arapiraca.

Entre os cursos gratuitos oferecidos este mês, que dispõe ainda de vagas remanescentes, estão: qualidade no atendimento ao turista para taxistas; qualidade no atendimento ao turista para guias de turismo e qualidade no atendimento ao turista sem serviço de alimentos e bebidas.


Leia também: LITORAL SUL DE ALAGOAS DEVE RECEBER UNIDADE DO VILA GALÉ