A Iata divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de cargo de maio de 2023, que mostram condições de enfraquecimento do mercado. A demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetros (CTKs), caiu 5,2% em relação a maio de 2022 (-6,0% nas operações internacionais).

A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTK), aumentou 14,5% em relação a maio de 2022, principalmente devido ao aumento da capacidade de carga em voos de passageiros à medida que o transporte de passageiros continua se recuperando. A capacidade está agora 5,9% acima dos níveis de maio de 2019 (pré-pandemia).

Os principais fatores que influenciaram a demanda incluem:

O PMI, índice que mede a demanda por carga, de manufatura global apresentou contração anual de 1,4% em novos pedidos de exportação e queda de 5,2% ano a ano no PMI de produção. Isso sugere desaceleração da demanda da manufatura global.

O comércio global de mercadorias diminuiu 0,8% em abril devido a desafios macroeconômicos e restrições na cadeia de suprimentos. As condições comerciais pareciam favorecer a carga marítima, já que a demanda por transporte de contêineres contraiu 0,2%, enquanto a demanda por carga aérea enfraqueceu 6,3% em relação ao ano anterior.

O PMI de prazo de entrega dos fornecedores global aumentou para 54,5 em maio, acima do valor mínimo de 35 atingido em outubro de 2021, indicando prazos de entrega menores e alívio para as cadeias de suprimentos. No entanto, isso também é um sinal de enfraquecimento da demanda no comércio de produtos.

“As condições do transporte de carga aérea continuam desafiadoras, com queda de 5,2% na demanda e vários indicadores econômicos apontando para enfraquecimento. A segunda metade do ano, no entanto, deve trazer algumas melhorias. Com a inflação diminuindo em muitos mercados, esperamos que os aumentos das taxas do banco central sejam moderados. Isso deve ajudar a estimular a atividade econômica com impacto positivo na demanda por carga aérea”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Desempenho por região em maio de 2023

Companhias aéreas da Ásia-Pacífico: relataram diminuição de 3,3% nos volumes de carga aérea em maio de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso representou queda no desempenho em relação a abril (-0,3%), principalmente devido à maior contração anual da demanda de carga aérea internacional de -3,5% em abril para -6,4% em maio. A capacidade disponível na região aumentou 38,3% em comparação com maio de 2022 com o aumento da capacidade de carga em voos de passageiros.

Transportadoras da América do Norte: apresentaram o pior desempenho entre todas as regiões pelo terceiro mês consecutivo, com queda de 8,1% nos volumes de carga aérea em maio de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Esta foi uma pequena melhoria no desempenho em relação a abril (-12,4%). Em particular, as companhias aéreas da região registraram o terceiro mês de contrações de dois dígitos nos volumes transportados na rota comercial entre a América do Norte e a Europa (-10,3%). A capacidade aumentou 1,2% em relação a maio de 2022.

Transportadoras da Europa: apresentaram queda de 6,7% nos volumes de carga em maio de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso representou melhoria no desempenho em relação a abril (-7,7%), em parte devido à menor contração anual de CTKs internacionais na rota comercial entre a Europa e o Oriente Médio, de -4,7% em abril para -2,9% em maio. A queda no tráfego de carga internacional entre os mercados da Europa também melhorou de -16,2% em abril para -7,8% em maio (dados com ajustes sazonais). A capacidade aumentou 5,6% em maio de 2023 em comparação com maio de 2022.

Transportadoras do Oriente Médio: apresentaram queda de 3,1% nos volumes de carga em maio de 2023 versus maio de 2022. Esse resultado representou uma pequena melhoria em relação ao mês anterior (-6,7%). A capacidade aumentou 15,6% em comparação com maio de 2022.

Transportadoras da América Latina: foram as únicas a apresentar desempenho positivo em maio de 2023, com aumento de 3,6% nos volumes de carga em comparação com maio de 2022. Este resultado representou melhoria no desempenho em relação a abril (-1,6%). A capacidade aumentou 14,7% em maio em relação ao mesmo mês de 2022.

Companhias aéreas da África: apresentaram redução de 2,4% na demanda em relação a maio de 2022, representando queda no desempenho em comparação com o mês anterior (-0,9%). Vale ressaltar que o crescimento na rota comercial entre a África e a Ásia desacelerou significativamente em maio, de 18,5% em abril para 11,0%, possivelmente devido ao impacto do conflito no Sudão desde meados de abril. A capacidade em maio aumentou 9,2% em relação ao
mesmo mês de 2022.


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