BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Viajar para o exterior é o desejo de 55% do público digital no Brasil

O setor de viagem e turismo no Brasil tem demonstrado resiliência e continua sendo visado mesmo após os desafios impostos pela pandemia. O impacto desse interesse é refletido no ambiente digital: um novo levantamento da Comscore sobre a performance dos conteúdos sobre viagens nas redes revela que 55% dos consumidores da categoria têm a intenção de fazer sua primeira viagem internacional nos próximos 12 meses.

De acordo com a análise, a categoria “travel” engloba agências de viagens on-line, provedores de serviços (como companhias aéreas, hotéis e agências de aluguel de carros), sites de viagens com descontos e recursos de informações sobre o tema. A população digital total relacionada a esse segmento possui 78,5 milhões de usuários únicos (UVs), sendo a maioria pertencente às classes C (mais da metade) e B.

Ainda em relação ao perfil demográfico dos consumidores, constata-se que mulheres com 25 anos ou mais têm uma afinidade maior com a categoria. Por outro lado, aquelas acima dos 45 anos consomem mais tempo de conteúdo relacionado a viagens, somando uma média de 84 minutos por mês. Além disso, a audiência é predominantemente mobile, com 71 milhões de usuários únicos conectados exclusivamente via dispositivos móveis. O estudo mostra, ainda, que houve um aumento significativo de 67% em minutos consumidos nos últimos três anos.

Já em relação às preferências dos internautas brasileiros com mais de 18 anos quando buscam por viagens nas redes, a maioria respondeu que gosta de viajar e aprender sobre lugares exóticos (75%) e concorda que a internet é uma ferramenta útil para planejar e reservar viagens (67%). Além disso, 66% expressaram o desejo de viajar para fora do Brasil, enquanto 64% preferem tirar férias em solo nacional. Para 64% dos entrevistados, as verdadeiras férias incluem viajar, e 60% preferem aproveitar o descanso em períodos mais tranquilos do ano.

“Essas descobertas oferecem insights valiosos para empresas e profissionais do setor de viagens, turismo e áreas correlatas no Brasil que querem se conectar com suas audiências em diferentes canais. Por meio desta análise, fornecemos uma compreensão mais profunda das preferências e comportamentos dos consumidores digitais, traçando novas perspectivas”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

Publicidade e audiência on-line

O interesse dos consumidores por viagens também é demonstrado nas métricas de engajamento digital. Em abril de 2023, a categoria “travel” gerou mais de 32 milhões de impressões em anúncios on-line, impactando em média 8 milhões de usuários únicos até quatro vezes. Os conteúdos com melhor performance estavam hospedados nas plataformas UOL, Globo, Google Sites, IG Portal e Microsoft Sites, respectivamente.

O estudo também identificou que os dez principais sites de viagens e hospedagens do mercado brasileiro representam uma audiência única de 29 milhões de usuários, alcançando quase 37% do segmento. A Priceline.com Incorporated, que engloba o Booking.com, lidera a lista com 10,8 milhões de usuários únicos. No entanto, quando analisamos a quantidade de minutos consumidos, observa-se que o Voeazul.com.br aparece em primeiro lugar. Nota-se, ainda, que a audiência entre os principais players é compartilhada.

Nas redes sociais, a análise de janeiro a junho deste ano, revelou como os dez principais players em relação ao números de ações e audiência: Hotel Urbano (BR), Melhores Destinos, Azul Linhas Aéreas, LATAM Airlines (BR), GOL, Airbnb, Decolar (BR), Booking.com, Maxmilhas e Zarpo. Entre eles, o perfil Melhores Destinos performou entre os posts com o maior engajamento.

Para conferir o levantamento completo sobre a categoria Travel, acesse aqui.


Leia também: DECOLAR REGISTRA ALTA DE 37% EM BUSCAS NO 1º SEMESTRE

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Quickly Travel fortalece atuação Brasil-Japão em...

Portfólio da Quickly Travel inclui pacotes premium para o Japão, com destaque para o trem de luxo Seven Stars in Kyushu

W Premium e Kaspersky firmam parceria...

Clientes Kaspersky Premium terão acesso gratuito às salas do W Premium Group em aeroportos até 31 de dezembro de 2025

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS