A personagem do episódio de hoje, da série O que vivi no Turismo, exclusiva do Brasilturis, é Cleo Ickowicz.
Advogada, mudou de profissão depois de um ano sabático na Europa, onde conheceu diversos países, morou e estudou em Paris.

As viagens e a vivência no exterior a fizeram refletir e, ao retornar ao Brasil, iniciar uma nova fase de vida voltada e focada no Turismo.

Nascida em São Paulo, morou no Rio de Janeiro e viveu alguns anos em Miami, para depois fixar residência e trabalho na capital paulista.

Sua estreia, no entanto, foi na agência Sky, criada por ela, ainda na cidade do Rio. Alguns anos depois, passou a dividir a direção com o marido Leo Ickowicz e comemorava o sucesso da empresa, que já estava no ranking das Top 5 maiores da capital fluminense. Mas o gosto por viagens aumentava cada vez mais e resolveu se dedicar à criação de roteiros.

Assim, abriu a operadora Mandala, com foco no Oriente, escritórios no Rio e São Paulo e 13 representações no País. Mesmo sem internet e as facilidades proporcionadas por ela, foi pioneira no lançamento e divulgação de destinos como Índia, Tibet, Nepal, China, safaris na África, Butão e Myanmar, entre outros, além de oferecer viagens para grupos na classe executiva.

A convite do Ministério do Turismo de Israel, Cleo também assumiu a representação do destino no Brasil e fez parte da primeira diretoria da Abrat – Associação Brasileira de Turismo GLS.

Em 2023, a Mandala Tours completa 37 anos e o comando da sede, em São Paulo, está a cargo de Renata Ickowicz, filha de Cleo.

CONHEÇA A TRAJETÓRIO DE CLEO ICKOWICZ

A série “O Que Vivi no Turismo…” é uma produção do Brasilturis

Direção geral
Ana Carolina Melo

Coordenação editorial
Nina Marciano

Captação e edição de imagens
Diego Siliprando

Apoio
Transamerica Executive Jardins

Fotos: arquivo pessoal e acervo Brasilturis