A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, nesta terça-feira (25), a 7ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Baixada Verde. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Centro Cultural Meritiense, em São João de Meriti. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Costa do Sol foi um dos últimos destinos visitados pela iniciativa.

Nilo Sergio Felix, subsecretário de Turismo, representou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, relembrando sua passagem por órgãos institucionais ligados ao turismo e destacou a relevância da região turística Baixada Verde. “É um prazer muito grande estar aqui para participar da Jornada do Turismo Fluminense na Baixada Verde”, comenta.

“Durante as minhas gestões como secretário de Estado de Turismo, presidente da Embratur e, posteriormente, como presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), entendi a importância de cada vez mais valorizar e promover essa região turística”, conta Felix.

Ainda durante sua fala, Felix contribuiu historicamente para a região turística ao contar sobre o surgimento da nomenclatura “Baixada Verde”. “Assistindo a um programa sobre meio ambiente, reparei que ao longo da matéria foi citado repetidas vezes que 11,8% de todo verde da Região Metropolitana se encontrava na Baixada Fluminense. Em primeiro lugar, eu achei interessante porque o verde simboliza a qualidade, o ecoturismo, o meio ambiente. Fiz questão de ligar para prefeitos e secretários de turismo para mostrar a importância de aplicar essa identidade pelo menos ao que se refere ao turismo”, explica.

Representando a região turística Baixada Verde, Wilson Miguel, prefeito de Duque de Caxias, fez reverência à Jornada do Turismo Fluminense, citando o projeto como uma grande cerimônia e, em seguida, falou sobre o momento do turismo na região. “Com o grupo presente aqui, hoje, sei que temos um potencial grande. Tenho certeza que é uma nova era no turismo da Baixada Fluminense”, alega.

“Com pessoas que estão tão dedicadas a isso, eu tenho certeza que nós vamos crescer muito. Duque de Caxias está acordando para o turismo, nós estamos investindo. Se você quer ter turismo em sua cidade, tem que ter uma mobilidade melhor, e nós estamos investindo em infraestrutura. Temos que dar qualidade às pessoas”, enfatiza Miguel.