Após ampliar a conectividade com a Argentina, Alagoas conquista mais cinco voos extras semanais para a alta temporada de 2023/2024, desta vez em parceria com a operadora Viagens Promo. O anúncio será oficializado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), nesta quinta-feira (24), durante a 1ª edição do VP Experience, em Atibaia (SP). Alagoas receberá já a partir de dezembro dois voos saindo de Belo Horizonte, um voo de São Paulo, um voo de Brasília e um voo de Porto Alegre, consolidando cada vez mais os destinos como grandes mercados emissores nacionais.

De acordo com Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, a conquista demonstra que o governo do Estado entende a importância do setor para a economia e desenvolvimento local e, por isso, empreende todos os esforços para estruturar e posicionar Alagoas de forma competitiva nos mercados regional, nacional e internacional.

“Todo o investimento realizado para fortalecer a parceria já estabelecida há alguns anos com a mais nova dentre as operadoras as quais já atuamos, garante a consolidação de mercados, aumento no fluxo de turistas pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e, consequentemente, o crescimento da taxa de ocupação hoteleira e a movimentação nos bares e restaurantes das nossas regiões turísticas, gerando emprego e renda para o alagoano”, explicou a secretária, ressaltando que esse é um trabalho em cadeia e que envolve benefício direto a diversos setores da economia.

Conforme número de fretamentos alcançados, anunciado no mês de junho deste ano, a Setur-AL vem trabalhando para ultrapassar a marca de 40 fretamentos, com algumas operações iniciando antes do período definido como alta temporada (dezembro a março). “Se compararmos apenas os voos que terão frequências semanais à nossa atual malha regular, isso significa um aumento de 133% no fluxo aéreo, ou seja, vamos mais que dobrar o número de turistas para Alagoas”, conta Bárbara. A expectativa é que, até o final do ano, novos voos sejam anunciados, ultrapassando ainda mais a meta.

Segundo a secretária, essa conquista é histórica para o estado e só aconteceu porque o Governo de Alagoas, na atual gestão do governador Paulo Dantas, conferiu protagonismo ao segmento turístico, aliando planejamento, ações  e investimentos estratégicos à vocação natural de Alagoas: o turismo. “Importante lembrar também que, desde janeiro – o início da nossa gestão, estamos construindo essa parceria com a Viagens Promo, operadora que sem dúvida alguma possui um crescimento exponencial, além de inovação nas ações”, reforçou.

Além dos investimentos em capacitação de agentes de viagens que atuam com a Viagens Promo, a Setur- AL tem realizado de forma proativa um investimento robusto com outras operadoras e companhias parcerias, como a TAP, Azul, CVC, Gol, All Seasons, dentre outras, realizando rodadas de negócios entre agentes e hotelaria, capacitações do destino, promoção em mídias ON e OFF, realizando e participando de eventos para profissionais especializados, além de promover press trips e famtours.

“É um trabalho de formiguinha e que vamos realizando todos os dias para que o Destino Alagoas continue entre os rankings dos mais procurados e desejados, e, claro, preparado. Seguiremos trabalhando nossos atrativos e fortalecendo a parceria público-privada, que é, sem dúvida, alguma um de nossos maiores diferenciais, para uma Alagoas com ainda mais destaque pelo mundo”, ressaltou Braga.