No âmbito da proposta do Coletivo Movimento Teia de servir como um centro de difusão artística para além das principais cidades e centros culturais tradicionais, o Hotel Villa Rossa, situado em São Roque, a meros 50 km da capital paulista, conquistou o título de hotel “Amigo da Arte”, consolidando o seu compromisso com a arte e a cultura. O evento que assinalou a abertura da exposição de arte contemporânea dos artistas Miro PS, Rosi Baetas e Cibele Pilla foi organizado sob a orientação de Regina Helene e teve a curadoria de Lia do Rio e Oscar D’Ambrosio, realizado no último sábado (19).

“Obras de arte fazem parte do cerne do nosso hotel. Esculturas, quadros e intervenções podem ser encontrados em toda a nossa instalação. Receber o selo de ‘Amigo da Arte’ reforça o nosso compromisso com a promoção da arte e a oportunidade de termos obras de diversos artistas brasileiros contemporâneos de maneira duradoura”, declara Rafael Alegre, Gerente Geral do Hotel Villa Rossa.

Além da exposição, é viável observar por todo o Villa Rossa quadros, esculturas e intervenções de artistas contemporâneos brasileiros. Segundo Rafael Alegre, “Ter essa validação do movimento artístico nos motiva a continuar investindo em iniciativas culturais e a fomentar a arte regionalmente.”

A exposição dos artistas Cibele Pilla, Miro PS e Rose Baetas permanecerá até janeiro de 2024, sendo substituída por obras de outros artistas convidados e assim por diante.

Exposição

De acordo com a coordenadora da exposição, Regina Helene, os projetos apresentados são formas de interpretar o mundo. “São exercícios em que os artistas praticam uma escuta ativa. As obras produzidas com técnicas e materiais variados e com suportes distintos comunicam significados profundos da arte.”

Com obras expostas no Centro de Convenções do Hotel Villa Rossa, Cibele Pilla traz telas abstratas de grande dimensão. “As peças de ferro que utilizo como moldes têm origem numa fábrica antiga. No jardim de Cibele, encontro inspiração no meu jardim físico, onde pinto as minhas lonas, e também no meu subconsciente, isto é, no meu mundo interior. A música é uma presença constante no meu processo criativo”, compartilhou a artista.

Também com telas no Centro de Convenções, Miro PS falou sobre as sensações completamente diferentes geradas pelo seu trabalho. “Vindo da área da tecnologia, abordo temas que orbitam esse universo. Minhas obras refletem, por exemplo, o que acontece quando enviamos uma mensagem por meio de aplicativos. Cada obra contém códigos binários, sinais variados, que se entrelaçam para formar um texto”, destacou o artista. A segunda parte do trabalho do artista envolve fotos digitais trabalhadas com programas de software, que foram agrupadas para criar novos sinais visuais.

Quanto ao trabalho de Rosi Baetas, intitulado “Incompletude”, está exposto no Jardim de Inverno do hotel e, quando dispostas lado a lado, formam um extenso mosaico de figuras abstratas e sensíveis. “A ideia é que a obra adquira consistência por meio da observação. As referências individuais ou memórias afetivas de cada um de nós conferem significado a algo que, à primeira vista, parece completamente abstrato”, explicou a artista, traduzindo a experiência reflexiva que a arte pode evocar e a sensação única de cada apreciador diante de uma obra.

Artistas

Cibele Pilla (Sorocaba, SP, 1972) deu início à sua jornada artística em Buenos Aires, Argentina, onde residiu por dois anos. Com Pós-Graduação em Arte Terapia e Arte-Educação, e licenciatura em Artes Visuais, Pilla pinta e captura cenas do cotidiano urbano que se integram com a natureza, frequentemente negligenciada nas grandes cidades. A sua atenção à sustentabilidade e à preservação ambiental é evidente através da utilização de lonas de caminhão usadas, marcadas por manchas de graxa, rasgos, remendos e uma história rica.

Miro PS, natural de SP, residiu e trabalhou no Rio de Janeiro até 2020, e atualmente reside e desenvolve o seu trabalho artístico em São Paulo. Possui um MBA em História da Arte e da Cultura Visual pela UCM-RJ, é graduado em Administração, TI e Gerência de Projetos pela UFF-RJ. Conta com uma ampla experiência em cursos e workshops em diversas instituições, incluindo a Casa Eva Klabin, a Galeria Oriente e a Vila Aymoré no Rio de Janeiro, bem como a Escola Nano Arte e Mercado. Participou da residência na Casa do Povo 2023 (CON CRI TEC – Conscientização Crítica e Tecnológica), coordenado pelo CAD/SR – Center for Arts Design and Social Research.

Rosi Baetas, nascida e residente no Rio de Janeiro, adquiriu a sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na PUC-RJ e em ateliês como o Espaço Öko de Arte Contemporânea. O seu trabalho, que abarca várias linguagens e combina pintura, desenho, objeto e fotografia, evoca sensações de incompletude, inconsistência e transitividade. As suas exposições estendem-se pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

Os curadores da exposição, Oscar D’Ambrosio e Lia do Rio, desempenham papéis cruciais na seleção e organização das obras em exposição. Oscar D’Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, além de ser um crítico de arte e jornalista. Participa em comissões de júris de arte e é autor de inúmeros livros sobre arte naif e arte contemporânea. Dedica-se à curadoria e à redação de textos para catálogos e apresentações de artistas visuais.

Lia do Rio, nascida em São Paulo e atualmente residente e atuante no Rio de Janeiro, é Bacharel pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ; tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia, e em Filosofia Antiga, pela PUC-RIO. Exposições individuais, coletivas, palestras e trabalhos em acervos, no Brasil e exterior. Professora de arte e curadora, teve seu livro “Sobre a Natureza do Tempo”, editado em 2015, pela editora Fase10, e lançado no RJ e SP, Brasil.