Evento que tem como um dos principais objetivos fomentar a indústria e a atividade náuticas baianas, o 2º Congresso Náutico da Bahia é realizado até esta sexta-feira (1), no terminal marítimo de Salvador. O evento, que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reúne empresários do segmento em palestras sobre temas como sustentabilidade, economia azul, novas tecnologia e meio ambiente.

“O turismo tem entre as suas finalidades atrair recursos para os destinos. Quando nos associamos à iniciativa privada para a realização de um congresso como este, é para fortalecer o empresariado baiano na atividade náutica, para que possamos movimentar ainda mais a economia do estado”, declarou Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia.

A Setur-BA é responsável pelo programa que realizou 11 intervenções náuticas na Baía de Todos-os-Santos, visando ao desenvolvimento da região. “O apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, é imprescindível para realizarmos este evento, contribuindo muito para as empresas, que permanecem gerando receita, renda e emprego”, ratificou Hugo Leonardo Assis, organizador do congresso.

Para o empresário e presidente da Associação Náutica da Bahia, Santiago Campo, “eventos como este movimentam o mercado e geram oportunidades de negócios para o empresariado baiano, além de trazer informações e novidades na área de tecnologia”.

Cruzeiros marítimos

Na última quarta-feira (30), Maurício Bacelar também participou do 5º Fórum Clia Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, realizado em Brasília, e compôs o painel “Promoção e atração no mundo dos cruzeiros”. “Investimos na promoção da Bahia também voltada para o segmento de cruzeiros marítimos, que movimenta a cadeia dos serviços turísticos em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Aqui também prospectamos novas operações, em destinos baianos como Itaparica, Morro de São Paulo, Maraú e Itacaré”, disse Bacelar.

Na próxima temporada, a Bahia chegará ao segundo recorde consecutivo nas operações de cruzeiros marítimos. O salto será de 400 mil cruzeiristas, na temporada 2022/23, para 440 mil, um incremento de 10% no fluxo de visitantes. Além disso, Salvador se consolida como porto de embarque, o que significa aumento no tempo de permanência do passageiro na cidade.

O Brasilturis compilou os destaques da temporada 2022/2023 de Cruzeiros marítimos de acordo com o levantamento realizado pela Clia Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).