Levantamento realizado pela FecomércioSP, em parceria com a Alagev, revelou que as viagens de negócio movimentaram R$ 6,5 bi em novembro de 2022 no Brasil, um crescimento de 29,4% em comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano, o valor registrado foi de R$ 86,6 bi, aumento de 90% em relação ao ano anterior. Segundo o MTur, Curitiba é considerada a terceira capital mais procurada para viagens corporativas.

As potencialidades de Curitiba também refletem em outros números: segundo a CCR Aeroportos, o movimento de passageiros no Aeroporto Afonso Pena cresceu 19% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando 2.5 milhões de pessoas. O fortalecimento do setor de turismo corporativo também é constatado pelo crescimento do número de convenções, feiras internacionais, novas opções de destinos e oportunidades de negócios.

O NH Curitiba The Five constata a consolidação do setor, em especial no ambiente corporativo. O segmento de negócios e eventos registrou uma retomada de 15% superior ao ano de 2019. “De janeiro até agosto, nós recebemos 31 mil hóspedes, o equivalente a um aumento de 9% em comparação com 2022. A ocupação média do hotel está em torno de 60%”, detalha Antonio Albuquerquer, diretor do hotel.

Os dados positivos motivam os turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas. “Em 2022, nós sediamos 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. Neste ano, nós já realizamos 156 eventos e temos uma agenda de reservas 70% ocupada até dezembro”, complementa.

Turismo desportivo e de compras em alta

Uma pesquisa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba revelou que a indústria hoteleira registrou um incremento de 4,62% no movimento de hospedagem.

“Temos um fluxo contínuo de hóspedes ligados ao turismo doméstico de compras e desportivo, que representam uma parcela de 25% da ocupação do hotel. Recebemos muitas pessoas e profissionais que vêm à Curitiba para torneios de hipismo, golfe, tênis e futebol, e temos sólidas parcerias com os clubes locais e federações esportivas”, detalha Antonio.

Geração de empregos: hotel aumentou a força de trabalho em 27%

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil (Caged), indicou que o turismo nacional registrou, até outubro do ano passado, a criação de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país. Ademais, o número de empresas e profissionais registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) cresceu 73% no Paraná de 2018 a 2022, representando um salto de 5,1 mil para 8,8 mil cadastros.

O hotel curitibano reforça o seu crescimento contínuo, com o quadro de colaboradores aumentando em 27%, principalmente nas equipes de governança, cozinha e restaurante. A previsão segue positiva, e o diretor projeta expandir o número de funcionários em mais 10% até o início de 2024, especialmente com as festas de fim de ano se aproximando.