Início Notícias Corporativo Curitiba: viagens corporativas faturam mais de R$ 86 bi

Curitiba: viagens corporativas faturam mais de R$ 86 bi

0
í“pera de Arame, em Curitiba. Foto: Divulgação

Levantamento realizado pela FecomércioSP, em parceria com a Alagev, revelou que as viagens de negócio movimentaram R$ 6,5 bi em novembro de 2022 no Brasil, um crescimento de 29,4% em comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano, o valor registrado foi de R$ 86,6 bi, aumento de 90% em relação ao ano anterior. Segundo o MTur, Curitiba é considerada a terceira capital mais procurada para viagens corporativas.

As potencialidades de Curitiba também refletem em outros números: segundo a CCR Aeroportos, o movimento de passageiros no Aeroporto Afonso Pena cresceu 19% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando 2.5 milhões de pessoas. O fortalecimento do setor de turismo corporativo também é constatado pelo crescimento do número de convenções, feiras internacionais, novas opções de destinos e oportunidades de negócios.

O NH Curitiba The Five constata a consolidação do setor, em especial no ambiente corporativo. O segmento de negócios e eventos registrou uma retomada de 15% superior ao ano de 2019. “De janeiro até agosto, nós recebemos 31 mil hóspedes, o equivalente a um aumento de 9% em comparação com 2022. A ocupação média do hotel está em torno de 60%”, detalha Antonio Albuquerquer, diretor do hotel.

Os dados positivos motivam os turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas. “Em 2022, nós sediamos 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. Neste ano, nós já realizamos 156 eventos e temos uma agenda de reservas 70% ocupada até dezembro”, complementa.

Turismo desportivo e de compras em alta

Uma pesquisa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba revelou que a indústria hoteleira registrou um incremento de 4,62% no movimento de hospedagem.

“Temos um fluxo contínuo de hóspedes ligados ao turismo doméstico de compras e desportivo, que representam uma parcela de 25% da ocupação do hotel. Recebemos muitas pessoas e profissionais que vêm à Curitiba para torneios de hipismo, golfe, tênis e futebol, e temos sólidas parcerias com os clubes locais e federações esportivas”, detalha Antonio.

Geração de empregos: hotel aumentou a força de trabalho em 27%

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil (Caged), indicou que o turismo nacional registrou, até outubro do ano passado, a criação de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país. Ademais, o número de empresas e profissionais registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) cresceu 73% no Paraná de 2018 a 2022, representando um salto de 5,1 mil para 8,8 mil cadastros.

O hotel curitibano reforça o seu crescimento contínuo, com o quadro de colaboradores aumentando em 27%, principalmente nas equipes de governança, cozinha e restaurante. A previsão segue positiva, e o diretor projeta expandir o número de funcionários em mais 10% até o início de 2024, especialmente com as festas de fim de ano se aproximando.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile