por Gabriel Molina

Para obter uma visão ampla sobre o impacto de eventos em uma região, é necessário muita dedicação e envolvimento de centenas de milhares de pessoas. 

Para facilitar esse levantamento, é possível utilizar soluções de dados alternativos, processamento de linguagem natural e inteligência artificial. Sendo possível roteirizar o levantamento comparando o tipo de evento a ser executado, com eventos similares já executados.

Qual será o impacto na imagem da cidade, em seus hotéis e atrações? Quanto os fãs e clientes estão dispostos a pagar por um quarto de hotel? Entre outras perguntas que a análise semântica e espacial fornecida por uma solução pode mostrar no detalhe. 

O conteúdo gerado online sobre hotéis, atrações, restaurantes e outros pontos de interesse pode refletir perfeitamente as tendências de fluxo. A análise de agências de viagens online, como a Booking, pode mostrar o número de quartos reservados durante o período do evento.

Os picos de saturação dos hotéis, a distribuição das tarifas no mapa da região. A tipologia do viajante, casais, solteiros, grupos além da origem dos visitantes. Qualidade do quarto, nível de serviço, limpeza, acesso à internet, processo de reserva e check-in. Além de operadores, setores e viajantes.

Origem dos voos, índice de inclusão, transportes, bem-estar da indústria do turismo, línguas faladas, monitoramento de mídia, feed de conteúdo, creator e influencers, concorrentes.