Criar conscientização sobre práticas sustentáveis no turismo é a proposta da Bah! Negócios no Espaço Green Experience, no 35º Festuris. Segundo Rossana Parizotto, Ana Lígia Espuny e Andrea Hermes, socias da empresa, o propósito é criar no Festuris um ambiente que promova a sustentabilidade em sua totalidade, abraçando os três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental.

“O objetivo é catalisar iniciativas que possam ser replicadas em todo o setor de turismo, com um foco especial na adoção do ESG (Environmental, Social and Governance) como uma ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento sustentável do turismo”, acrescenta Andréa Hermes.

Curadora do espaço, a Bah! Negócios é uma empresa de consultoria, que tem como foco a integração de princípios sustentáveis nas áreas fundamentais das operações empresariais. “Nossa atuação se destaca por proporcionar consultoria personalizada e treinamentos inovadores, direcionados a moldar um futuro empresarial sustentável e eficiente”, explica Rossana. O nome “Bah!” transcende o mero termo gaúcho. “Para nós, ela personifica os benefícios ambientais e humanizados que a nossa empresa se dedica a oferecer”, frisa Ana Lígia.

A Bah Negócios pretende desmistificar o tema ESG no contexto do segmento de turismo através de um conjunto de estratégias, como palestras informativas, workshops práticos, compartilhamento de melhores práticas e cases de sucesso relacionados ao ESG no turismo. A ideia é não apenas informar, mas também inspirar os profissionais do setor a adotarem práticas mais sustentáveis em suas operações.

Segundo as sócias, a prática ESG tem encontrado uma boa aceitação no setor de turismo, à medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade aumenta globalmente. Mas atividades como ecoturismo, turismo de natureza e hospitalidade têm mostrado uma maior predisposição para a adoção de práticas ESG, uma vez que a ligação entre suas operações e o meio ambiente é mais direta. “No entanto, a tendência é que essa mentalidade sustentável se estenda cada vez mais para outras áreas do turismo à medida que a conscientização cresce”, afirma Rossana.