No último final de semana, Vitória, a capital capixaba, foi o cenário da 11ª edição do Prêmio Brasil Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Este reconhecido prêmio tem como principal objetivo destacar iniciativas exemplares na área de sustentabilidade dentro do setor de turismo.

A Agaxtur conquistou sua posição como finalista graças ao êxito do projeto “SOS – Sustentabilidade Organizacional e Social”, uma iniciativa desenvolvida nos últimos anos e estruturada em cinco pilares fundamentais: a) Saúde em Foco; b) Saúde Financeira; c) Qualidade de Vida; d) Meio Ambiente e Sustentabilidade; e) Social.

Dentre as ações realizadas, destacam-se mais de 40 transmissões ao vivo com palestrantes renomados abordando temas relacionados ao bem-estar físico, mental e financeiro. A empresa também promoveu campanhas de conscientização sobre doenças, alinhadas com cada mês do ano, e atividades comemorativas de efemérides, como o Dia das Mulheres. Um exemplo notável foi a “Quarentina”, uma festa junina solidária que resultou na doação de 140 quilos de alimentos para a ONG Grupo de Assistência Social Bom Caminho. Adicionalmente, a Agaxtur implementou programas de educação financeira para todos os colaboradores e parceiros, bem como iniciativas voltadas para o uso consciente de materiais e energia. O ciclo de ações culminou no Natal Solidário, que proporcionou doações à mesma instituição beneficiada anteriormente. Mesmo diante do cenário desafiador, a empresa ainda encontrou espaço para a realização de encontros presenciais, como convenções e festas, fortalecendo o sentimento de pertencimento em toda a equipe.

Sobre o prêmio, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Turismo, afirma: “É importante ressaltar que os vencedores não são as empresas ou organizações em si, mas as pessoas e as ações sustentáveis por elas inscritas”.