São Paulo/SP – Foi iniciada, nesta quinta-feira (7), a 2ª edição do Abav MeetingSP, que ocorre, até a próxima sexta-feira (8), no Intercity Paulista, em São Paulo (SP). O evento, promovido pela Abav SP | Aviesp, teve como seu primeiro painel ministrado pelo palestrante e comediante Rafael Cortez, com o tema “Atitude transformadora”. 

O comediante relembrou um pouco da sua trajetória, que iniciou aos 17 anos, passando por programas como CQC e Video Show. Desde 2009, o profissional aposta em stand up e em palestras e, por realização pessoal, lança músicas no Spotify. É neste ponto que ele fala que um passado, que poderia não levar tão adiante, o colocou onde ele está hoje por meio da atitude. 

“Esta é uma palestra que é feita para PJ e PF, para nós que estamos à frente do nosso trabalho. Tudo está por trás da atitude, que é a ferramenta que cada um tem dentro de si. Muitas empresas contam com ações escrupulosas e com muita concorrência e que vão fazer de tudo para bater a meta. Não é nosso caso! A atitude te leva adiante. Somos um Celta que podemos correr como Ferrari. Onde você não fica quando se acomoda, você pode chegar onde ninguém imagina”, destaca o palestrante. 

Por meio da lembrança do seu primeiro emprego e do seu primeiro salário pago em lasanha, Cortez chama atenção para o fato de não se acomodar e procurar oportunidade, mas ficar ciente de que a cobrança também acompanha essa evolução. “Eu mereço tanto e quero receber tanto, mas vai ser cobrado para tal. Em pouco tempo virei chefe de estúdio e ganhando três salários mínimos e duas lasanhas”, brinca o profissional. 

Além disso, o palestrante ressalta que esta primeira oportunidade foi possível após notar qual seu ponto forte e, por isso, afirma que é importante que os contratantes fiquem atentos a isso e explorem o melhor de cada profissional. “Leve ele a outro patamar de carreira. Talvez eles só precisam de um empurrãozinho para deslanchar e ousar”, conta.

Outro ponto destacado pelo comediante é que, durante sua permanência nesta mesma empresa, ele foi atuando em diferentes áreas, como assistente de cameraman e até assistente de palco e que esta contínua aposta por parte da empresa demonstra como o empregador valoriza seu colaborador. “Um bom colaborador vai lutar por trabalhar com você e ser fiel e, em contrapartida, vocês devem fazer o possível para mantê-lo”, diz.

Cortez também aproveitou o momento para falar sobre a importância de incentivar o empreendedorismo dentro da própria empresa. “Trabalhem o como utilizar o potencial da sua equipe e de como inovar, chegar no consumidor, fazer um hábito, com comitê de ideias”, sugere, 

Para finalizar, o palestrante reforça a importância da atitude e lista que é algo que vem para desacomodar, para olhar para fora da casa, reflete a qualidade do trabalho e que exige preparo e atualização. Por isso, deixa como lembrete que a atitude:

  • vem pra somar;
  • nasce de planejamentos, trabalhos com líderes e equipe e consciência dos cenários;
  • não é para pessoas acomodadas;
  • exige dedicação e trabalho, mas você vai colher os frutos;
  • usa do nosso melhor para o melhor: fazer do sucesso completo uma vida com propósito