Para celebrar os 15 anos de atividades, completos em dezembro de 2023, a Azul Linhas Aéreas preparou uma linha do tempo com os principais marcos de sua história. A companhia, que hoje é a maior do Brasil em número de destinos nacionais, foi fundada por David Neeleman em 2008 e tem sede em Barueri, São Paulo.

No dia 15/12/2008 o primeiro voo da Azul decolou de Campinas (SP) rumo a Salvador (BA), na aeronave brasileira Embraer 195. A escolha do nome Azul foi realizada por meio de um concurso cultural, aberto ao público, que recebeu mais de 140 mil sugestões de nomes.

Com menos de um ano a companhia chegou a um milhão de clientes transportados, alcançando o marco de companhia aérea mais rápida a alcançar esse feito no mundo. No mesmo ano foram criadas as unidades de negócio, logística (Azul Cargo), e o programa de fidelidade TudoAzul.

Em março de 2010, Ribeirão Preto e São José dos Campos foram as primeiras cidades do interior de São Paulo recebem voos com turboélices (ATRs). No mesmo ano foi criada a operadora de Turismo, a Azul Viagens.

Em 2011, nasce a campanha de conscientização acerca da prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa da Azul. Durante o período da ação, algumas aeronaves recebem uma pintura externa rosa. No ano seguinte, a parceria entre a Azul a Trip fez com que mais de 100 cidades passassem a ter voos regulares, sendo considerada uma das fusões mais bem sucedidas do mercado no segmento.

Em 15/10/2013, data em que é celebrado o Dia do Professor, a Azul inaugurou a UniAzul, universidade corporativa da companhia que tem capacidade para realizar mais de 30 mil treinamentos ao ano em simuladores próprios. Em 2014, com a chegada do Airbus A330 Wide Body, foram realizados os primeiros voos com destinos internacionais: Fort Lauderdale e Orlando. E no ano seguinte a expansão internacional teve continuidade através de parceiras com a United Airlines, JetBlue e Tap, passando a oferecer voos com conectividade para EUA, África e Europa.

A partir de 2016 a companhia consegue fazer rotas domésticas de longa distância com a chegada do primeiro Airbus A320. E no mesmo ano teve início os voos para Montevidéu e Lisboa. Vale destacar que em 2023, Lisboa foi o destino mais buscado pelos clientes da Azul.

Dando mais um importante passo para a companhia, em 2017 a Azul abre o capital entra para a bolsa de valores do Brasil e de Nova Iorque. Em 2018, a Azul completou 10 anos sendo eleita 7 vezes a melhor low cost da América do Sul (Skytrax), a melhor aérea da América Latina (Kayak), e a terceira melhor do mundo (Tripadvisor).

Em 2019 a aérea recebe o jato Embraer E195-E2, considerado a maior aeronave de passageiros já produzida no Brasil; foi criada a Associação Voar, entidade independente e apoiada pela azul que ajuda pessoas que sonham em ser profissionais da aviação; e foi também o ano em que a companhia passou a transportar refugiados na Operação Acolhida, uma missão humanitária das forças armadas do Brasil.

Eleita a melhor companhia aérea do mundo pela Tripadvisor em 2020, a Azul lançou ainda a Azul Conecta e foi inaugurado o hangar de manutenção de aeronaves em Campinas (SP), considerado o maior da América Latina. 2020 também foi o ano da pandemia, e neste ano a companhia transportou insumos hospitalares, vacinas e médicos pelo País.

A chegada da “Frota Mais Mágica do Mundo” aconteceu em 2021, com o lançamento dos aviões do Mickey Mouse e da Minnie em comemoração ao aniversário de 50 anos da Disney. Este também foi o ano em que foi realizado o acordo com a alemã Lilium para adquirir aeronaves elétricas eVTOL.

Em 2022 a Azul é reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo pela Cirium. A Azul Cargo apresenta o primeiro Embraer classe F cargueiro da história e chegam os aviões Pato Donald nas Nuvens e Margaridas nas Nuvens, que se juntam à Frota Mais Mágica do Mundo.

No ano em que celebra os 15 anos, a Azul aumenta as operações em mais de 100% no aeroporto mais movimentado do país saindo de 41 slots para 84 em Congonhas (SP). O ano de 2023 também marca o início das rotas internacionais Campinas-Paris e Belo Horizonte-Curaçao. Vale destacar que neste ano a companhia alcançou a marca de 15 mil tripulantes e colaboradores.

Confira abaixo o infográfico completo:

Azul 15 anos
Foto: Divulgação Azul