Duzentas meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual irão receber mais de 200 kits de higiene íntima transportados gratuitamente pela Latam Cargo. As arrecadações de produtos, como absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, foram realizadas pela organização sem fins lucrativos G10 Favelas e pelo Instituto Costurando Sonhos Brasil, e transportadas na última semana de São Paulo (SP) para Belém (PA) pelo Avião Solidário da Latam. Nos próximos dias, seguirão da capital paraense em trajeto fluvial até o município de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha.

Há mais de 10 anos, o Avião Solidário da Latam coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. Desde 2022, o Instituto Costurando Sonhos Brasil é parceiro da Latam no Programa Segundo Voo de recuperação de elementos têxteis, e conta com o trabalho de dezenas de costureiras moradoras de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista. Desde então, já foram mais de 40 toneladas de uniformes da Latam recuperados no Brasil de forma criativa.

Já com o G10 Favelas, a Latam possui parceria consolidada desde o ano passado. Denominada como um bloco de líderes e empreendedores de impacto social das maiores favelas do Brasil, a organização sem fins lucrativos reverte as doações em insumos e cestas básicas para as comunidades espalhadas por todo o País. Em março, Latam e G10 Favelas atuaram juntos na doação de mais de 80 bagagens, esquecidas nos aeroportos, às vítimas das chuvas no litoral de São Paulo.

Em julho, a parceria se repetiu no transporte de nove toneladas de ajuda humanitária às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Estado de Pernambuco. Já em dezembro, o Avião Solidário da Latam transportou gratuitamente 39 toneladas de alimentos arrecadados pelo G10 Favelas para população vulnerável de Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Vale dizer também que, recentemente, o Avião Solidário da Latam transportou cachorro ameaçado de extinção.