O centro da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como a “cidade maravilhosa”, foi por muitos anos um dos pontos mais valorizados da capital fluminense. Agora, o Projeto Reviver Centro, liderado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, está em ação, buscando resgatar essa antiga glória. A iniciativa tem atraído investimentos significativos de entidades e da iniciativa privada, visando a recuperação urbanística, social e econômica da região central.
Uma das metas do projeto é aumentar a quantidade de moradores no bairro em até 40%, impactando positivamente o movimento e revitalizando espaços culturais. O Espaço Cultural BNDES, por exemplo, reabrirá suas portas em 23 de fevereiro, após três anos, com uma série de shows gratuitos.
A legislação vigente incentiva a conservação e adaptação de edifícios existentes, além da construção de novos empreendimentos imobiliários, com 32 em licitação. Adicionalmente, 46 imóveis públicos abandonados podem ser revitalizados. Entidades como Sesc, Senac e Sescoop já adquiriram edifícios na região, contribuindo para a revitalização.
No contexto dessas iniciativas, lojas, restaurantes, bares, prédios residenciais e hotéis estão investindo na região, especialmente nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont, Cinelândia, Praça XV e Praça Mauá. A rede hoteleira francesa B&B Hotels, por exemplo, adquiriu o icônico prédio que abrigava o antigo Hotel Othon Aeroporto, na Avenida Beira Mar, e o transformou no B&B Hotel Santos Dumont.
Flávia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels Brasil, destaca o potencial da região histórica: “O centro histórico é um local único e enxergamos muito potencial na região. Queremos participar dessa importante retomada, recebendo os turistas no bairro e ajudando a revitalizar o coração carioca.”
Apesar dos toques modernos, o projeto do novo hotel preserva a história do edifício construído na década de 40, com a fachada tombada. A localização privilegiada, a cerca de 10 minutos a pé do aeroporto Santos Dumont, oferece comodidade sem perder o charme da cidade maravilhosa. O B&B Hotels Santos Dumont é mais uma contribuição significativa para o renascimento do centro do Rio de Janeiro.
Agenda