A CCR Aeroportos, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu desde março de 2022, anunciou que irá finalizar as obras e realizar a homologação da extensão da pista do aeródromo, que ainda não está em uso devido a questões pendentes na construção e instalações.

De acordo com os documentos que embasaram a licitação, a responsabilidade pela conclusão das obras da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Foz do Iguaçu antes do início da concessão era da Infraero. Portanto, não havia previsão contratual para que a CCR Aeroportos executasse tais obras, e a concessionária não esperava arcar com esses investimentos. Embora tenha mantido diálogo com a Infraero, não houve avanços na resolução das pendências relacionadas à extensão da pista.

Diante da impossibilidade de receber voos comerciais e cargueiros de maior porte, o que acarreta prejuízos ao setor produtivo de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná, a CCR Aeroportos decidiu concluir as obras, instalar os equipamentos necessários e realizar o processo de homologação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para que a extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu seja homologada conforme os padrões exigidos pela ANAC, a CCR Aeroportos irá realizar obras estruturantes, incluindo readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos para auxílio da navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outras medidas necessárias.

Com a extensão em 664 metros, a Pista de Pousos e Decolagens do Aeroporto de Foz do Iguaçu passará de 2.194 metros para 2.858 metros, tornando-se a segunda maior da região Sul. Estará em pleno funcionamento a partir de março de 2025, pois o processo de homologação leva 12 meses. O investimento previsto é de cerca de R$ 20 milhões, e a empresa buscará reparação junto aos órgãos responsáveis no futuro.