O Valparaíso Adventure Park, conhecido por combinar diversão com responsabilidade ambiental, está prestes a inaugurar uma nova central de gestão de resíduos sólidos, marcando um passo significativo em suas iniciativas de sustentabilidade. Este novo empreendimento está programado para abrir em março e visa fortalecer as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) do parque.

A central será estrategicamente posicionada próximo ao complexo e contará com cinco áreas separadas para a triagem de diferentes tipos de materiais recicláveis: orgânico, vidro, metal, papel e plástico. Este sistema organizado não só facilita o processo de reciclagem, mas também maximiza a eficiência na gestão de resíduos.

No último ano, o parque conseguiu destinar quase 5 toneladas de materiais para reciclagem, incluindo madeira, papelão, PET, ferro e alumínio. Com a nova instalação, o parque espera dobrar essa quantidade, alcançando a meta de 10 toneladas de resíduos reciclados em 2024.

A reciclagem no Valparaíso Adventure Park já demonstrou resultados impressionantes, com uma redução de 60% no volume de resíduos gerados, graças à eficaz separação de vidros, papéis e metais. Restos de madeira são transformados em adubo natural após decomposição, ajudando a fertilizar a vasta reserva florestal do parque, que abriga mais de 7 hectares de área verde protegida, rica em fauna e flora local.

Além disso, resíduos de óleo são coletados e enviados para empresas que os reutilizam na fabricação de sabão e outros produtos de limpeza, mostrando o comprometimento do parque com um ciclo de vida sustentável para os materiais descartados.

A nova central também incluirá uma unidade de compostagem, que transformará resíduos orgânicos em adubo, promovendo a saúde do solo nas áreas de plantio e jardinagem do parque.

José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park, destacou a importância dessas iniciativas. “Esse compromisso com as práticas ESG reflete na nossa dedicação à preservação ambiental, adotando práticas responsáveis e incentivando ativamente a reciclagem como parte integrante de nossa operação. Acreditamos que a adoção dessas práticas fortalece ainda mais nossa empresa e, o mais importante, contribui com um futuro mais sustentável”, afirmou.