O Ministério do Turismo (MTur) promoveu uma reunião entre representantes do trade turístico da Bahia, deputados estaduais e setor aéreo para discutir soluções para ampliação da conectividade no estado. Na reunião, que aconteceu na nesta quarta-feira (22), o ministro Celso Sabino alinhou as expectativas e demandas entre as partes, para juntos, impulsionarem o turismo na região.

Participaram do encontro do MTur as três principais companhias aéreas do país, Azul, Gol e Latam, bem como a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado da Bahia (Fecomercio-BA), Luís Maurício Barcellar, secretário de Turismo do estado, e deputados baianos.

O setor aéreo apresentará à bancada um estudo com alternativas que poderão ser adotadas para atender as necessidades dos representantes baianos, incluindo uma proposta para a ampliação da malha aérea.

“Tenho certeza de que é do interesse das cias aéreas tanto quanto é do interesse do estado a ampliação de voos para um lugar tão repleto de diversidade e possibilidade turística como é o caso da Bahia. Desta forma, sei que ambos os lados contribuirão para que essa questão seja solucionada o mais breve possível e que seja bom para todos”, afirmou o ministro.

O Ministério do Turismo tem investido em diversos programas para incentivar que o brasileiro viaje e conheça seu próprio país. É o caso do programa Conheça o Brasil, que se desdobra em algumas vertentes para abraçar o maior número de brasileiros.

Coordenado pelo Ministério do Turismo, a ação tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor. O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.