Gramado (RS) – A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas, apresenta um ano de resultados positivos, destacando um crescimento significativo impulsionado por uma estratégia focada na expansão de produtos, capacitação de agentes e a ampliação de ofertas temáticas. Durante o Festuris, Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens, explicou como a operadora estruturou suas ações para desenvolver novos destinos e formatos de pacotes que ampliam as oportunidades de viagem para os brasileiros.

Mesquita pontuou que o primeiro pilar para o crescimento da Azul Viagens é a operação com voos dedicados, em que a companhia reserva assentos exclusivamente para pacotes turísticos. “Isso nos permite oferecer passagens com tarifas acessíveis e horários convenientes para o turismo, além de criar oportunidades em destinos emergentes como Ilhéus, Bonito, Jericoacoara e Corumbá, onde trabalhamos com a Azul para promover o crescimento do turismo local”, explicou.

Esses voos dedicados, exclusivos para pacotes Azul Viagens, não apenas asseguram frequências e tarifas atraentes, mas também contribuem para que a operadora desempenhe um papel ativo no desenvolvimento de novos destinos turísticos, impulsionando o setor e fortalecendo a conectividade nacional.

Outro destaque nas estratégias da Azul Viagens é o foco em produtos de alto ticket médio, como resorts e cruzeiros, cujas vendas tiveram um aumento expressivo nos últimos meses. A operadora registrou um crescimento de 85% em resorts e 86% em cruzeiros de um ano para o outro, impulsionado por campanhas exclusivas e programas de capacitação para agentes de viagens.

“Temos uma equipe focada em treinar os agentes para identificar o perfil ideal de cliente para cada tipo de produto, o que permite que ofereçam uma experiência mais personalizada. Nos resorts, por exemplo, o ticket médio é 77% superior à média da Azul Viagens, e nos cruzeiros, esse valor é 140% maior”, destacou Mesquita.

Além dos destinos nacionais, a Azul Viagens expandiu sua oferta internacional com pacotes para destinos como Nova York, que registrou crescimento de 230%, e Chile, com aumento de 262%. Em relação a Bariloche, um destino próprio da operadora, o crescimento foi ainda mais expressivo, com 1.800% de aumento em comparação ao ano anterior.

Outro movimento importante da operadora foi a diversificação de pacotes temáticos, com foco em eventos e festivais. Em 2024, a Azul Viagens lançou pacotes para experiências esportivas, como corridas em Fernando de Noronha e Disney Running, e para festivais como o Caldas Country e o São João. “Esses eventos são oportunidades de trazer novos motivos para viajar e diversificar as opções além das férias convencionais. Nossa campanha de São João, por exemplo, trouxe um volume de receita no mês de junho maior do que o esperado, reforçando o potencial dos eventos regionais para o turismo”, contou.

Campanhas e inovação tecnológica como alavancas de vendas

Para promover suas ofertas de forma consistente, a Azul Viagens trabalha com campanhas regulares e investimentos em tecnologia. Campanhas como o “Descontaço” e a “Anoiteceu”, realizadas entre 18h e 8h do dia seguinte, já se tornaram referências para os agentes de viagens, que as utilizam como oportunidade para oferecer tarifas promocionais aos clientes.

O desenvolvimento tecnológico também é uma prioridade, com foco em automação e na usabilidade para os agentes e clientes. “A ideia é facilitar todo o processo, para que possamos melhorar a experiência de compra e tornar a operação mais ágil, desde a pesquisa até a compra dos pacotes”, explicou Mesquita.

Inovando na Black Friday deste ano, a Azul Viagens decidiu antecipar suas ações para facilitar o planejamento dos agentes de viagens e clientes. A campanha começou no dia 10 de novembro, com descontos de até 40% em pacotes e promoções exclusivas, que incluem até 50% de desconto em produtos selecionados.

A expectativa da operadora é que essa iniciativa atraia ainda mais viajantes e gere resultados expressivos antes da data oficial da Black Friday, mostrando que a Azul Viagens continua empenhada em oferecer opções vantajosas e inovadoras para o público brasileiro.

O Brasilturis participa do Festival de Turismo de Gramado – Festuris com proteção Affinity Seguro Viagem.