A Azul foi a empresa aérea brasileira que apresentou a menor quantidade de reclamações e a que obteve os melhores índices de solução de demandas e de satisfação do Cliente no primeiro trimestre deste ano. As informações foram divulgadas pelo Boletim de Monitoramento do portal Consumidor.gov.br que afirma que, para cada 100 mil passageiros pagos transportados, a Azul detém o índice de 92,1% de soluções de demandas – um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior – ficando à frente das demais concorrentes nacionais e das seis empresas aéreas estrangeiras que mais transportaram passageiros no período. A segunda colocada nacional detém 75,8%, enquanto que a primeira colocada estrangeira possui 78,8%.

O relatório mostra, também, que a Azul teve o maior índice de satisfação entre as companhias aéreas do Brasil e internacionais. Numa escala de 1 a 5, a Azul detém 4,2, enquanto que a segunda concorrente nacional e a primeira colocada estrangeira partilham da mesma nota: 3,1.

“Estamos muito contentes e satisfeitos com os resultados divulgados, principalmente em um momento em que o mercado de voos domésticos está retomando aos índices pré-pandemia. Saber, ainda, que ficamos à frente até mesmo de muitas concorrentes estrangeiras só atesta que o serviço aéreo brasileiro não perde em nada para o mercado internacional e que o atendimento humanizado prestado aos nosso Clientes, um dos principais pilares da companhia, reflete nos números apontados no boletim”, destaca o vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, Jason Ward.

Reconhecimento nacional e internacional

Em junho, a Azul recebeu dois importantes reconhecimentos de sua qualidade no atendimento ao Cliente. A empresa foi eleita a Companhia Aérea com a Maior Excelência em Serviços ao Cliente do país pelo Prêmio Consumidor Moderno, e recebeu o 2022 Apex Regional Passenger Choice Awards como a Melhor Companhia Aérea da América do Sul.

Entre os destaques avaliados pelo Prêmio Consumidor Moderno estão a excelência de atuação nos canais de atendimento da Azul, além da qualidade, agilidade e humanização do serviço. Em 23 edições do prêmio, a Azul foi sete vezes vencedora da categoria.

Já o prêmio 2022 Apex Regional Passenger Choice Awards, promovido pela Airline Passenger Experience Association (Apex), coletou a opinião anônima de passageiros, além de insights, e assim chegou aos vencedores do Passenger Choice Awards. Os passageiros forneceram avaliações anônimas em cinco subcategorias: Conforto do Assento, Serviço de Cabine, Comida & Bebida, Entretenimento e Wi-fi.

Em maio, a Azul foi a primeira aérea brasileira a receber a Customer Centricity World Series Awards 2022, maior premiação de Experiência do Cliente do mundo. O projeto vencedor mostrou como a Azul explorou diferentes estratégias para manter os 13 mil Tripulantes da companhia engajados com as iniciativas de experiência do Cliente durante a pandemia, a maior crise da história do setor. Como resultado, a Azul atingiu excelentes resultados em métricas de satisfação e eficiência operacional, alcançando um NPS 517% maior do que média mundial.


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