O Governo Federal anunciou a entrada para o Global Entry, programa que facilita a imigração de viajantes nos EUA. O objetivo é promover sinergia entre Brasil e a atividade turística internacional. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7).

Para participar da novidade, é necessário que o turista brasileiro se inscreva no site do Departamento de Segurança Nacional dos EUA. No endereço eletrônico, as instruções informam ao viajante o funcionamento do processo.

O programa funciona sob responsabilidade da Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega dos EUA (CBP, na sigla em inglês).

Veja as regras para participação:

  • Inscrição na plataforma;
  • Pagamento da taxa de US$ 100 (não reembolsáveis);
  • Passar por processo de registro e avaliação prévia;
  • Receber aprovação da Autoridade de Aduanas dos EUA.

Em nota que informou sobre o Global Entry, a Polícia Federal (PF) citou que a estratégia envolta a novidade vai além do turismo em si.

“O ingresso do país no programa Global Entry se enquadra em esforço por promover maior integração entre as economias do Brasil e dos Estados Unidos. A facilitação de viagens em ambos os sentidos é considerada medida eficaz de fomento não apenas do turismo, mas também dos negócios e dos investimentos”.