Abracorp: viagens corporativas faturam R$ 514 mi em fevereiro

O setor de viagens corporativas continua a crescer gradualmente, mas ainda está com faturamento 37% abaixo dos níveis de 2019 — antes da pandemia da covid-19. Com R$ 514 milhões faturados em fevereiro, o nível ficou 120% acima do registrado no mesmo período do ano passado. As informações são da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

De acordo com a pesquisa, o faturamento bimestral da atividade, ou seja, de janeiro e fevereiro, ficou em R$ 987 milhões. Em relação ao cenário pré-pandemia, o resultado ficou 40% abaixo, apesar de já ser melhor que o último ano.

De acordo com Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, o otimismo da recuperação do mercado corporativo é mantido, apesar dos recentes problemas geopolíticos implicados pela guerra na Ucrânia já surtirem efeitos negativos no turismo.

“Percebemos os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia. O setor aéreo tem peso muito forte no volume de transações em viagens e, em fevereiro, tivemos um aumento de 38% na tarifa média doméstica. É um efeito cascata e toda a cadeia turística é afetada. O setor está retomando e esperamos que a guerra se encerre logo. Além disso, a inflação causa impactos nos custos das agências. Tudo está mais caro, desde a conta de luz até recursos tecnologicos”, explica.

Abracorp: segmentos

Segundo a Abracorp, a aviação faturou R$ 300 milhões em fevereiro deste ano, ante R$ 118 milhões em 2021 e R$ 539 milhões em 2019. Com a alta do petróleo e ainda variação cambial, o combustível atinge 50% dos custos das companhias aéreas brasileiras.

“Os serviços aéreos receberam o impacto do aumento de preço na querosene de aviação, com o alerta de que pode aumentar cerca de 11% nos próximos meses segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)“, informa o executivo.

A hotelaria, que faturou R$ 164 milhões no mês passado, ficou um pouco abaixo de 2019, quando fechou em R$ 191 milhões. O Rio de Janeiro, por exemplo, atingiu ocupação positiva (não divulgada pela Abracorp) e faturou R$ 28 milhões, mais que o dobro do faturamento de 2019 — R$ 13 milhões.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados