Pelo legado deixado à cultura pernambucana e brasileira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, dá o seu nome ao principal palco de Pernambuco, o Teatro Guararapes. Desde quarta-feira (30), o equipamento, que integra o complexo do Centro de Convenções de Pernambuco há 40 anos, passa a se chamar Teatro Guararapes Chico Science.

A cerimônia de mudança de nome foi realizada no foyer do teatro, na manhã desta quarta-feira (30). Participaram da cerimônia o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto; o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo. A família do cantor foi representada por Jeferson França, irmão do artista.

Inaugurado com show de Ney Matogrosso, o teatro é considerado um dos três maiores do Brasil, oferecendo uma plateia de mais de 2.400 lugares. Pelo seu palco, passaram os maiores nomes da música, dança e teatro do País, bem como cias. internacionais, a exemplo do Ballet Imperial da Rússia e o Ballet Bolshoi.

Antonio Neves Baptista, presidente da Empetur, ressalta que a homenagem se estende a todos os artistas pernambucanos. “É uma honra para o Centro de Convenções de Pernambuco, que é administrado pela Empetur, contar agora com um teatro que leva o nome de um artista tão importante para o Estado, como Chico Science. A decisão veio não só como uma forma de destacar o legado de Chico, mas também de valorizar todos os artistas da terra, que são responsáveis por elevar o nome de Pernambuco”, salienta Neves Baptista.

Além do novo nome, o teatro passou por melhorias. Foi revitalizado o jardim do foyer, que ganhou iluminação especial e 470 plantas ornamentais. Na entrada, foi substituída a adesivação, com alusão ao artista pernambucano e ainda colocadas placas com a planta da plateia. Uma placa em bronze marcando a data e totens de sinalização também foram instalados. Banheiros e guarda-volumes também receberam sinalização nova.

“Esta homenagem chega num momento especial, que é a retomada a todo vapor das atividades turísticas e culturais. Tenho certeza de que o espaço, que agora leva o nome de Chico Science, vai sediar ainda muitos momentos inesquecíveis”, comemora Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer do Estado.