A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou na última quinta-feira (25) reuniões com as coordenações de campanha dos candidatos à presidência da república para apresentar as principais pautas do setor aéreo. Junto à Abear estiveram representantes da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e da Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (Jurcaib).

Os encontros aconteceram na sede da Abear, o primeiro com o coordenador do programa de governo do candidato Ciro Gomes (PDT), Nelson Marconi, e com o coordenador de infraestrutura da campanha, Daniel Keller. Em seguida, o diálogo foi com o ex-governador do Rio Grande do Sul e coordenador de campanha da candidata Simone Tebet (MDB), Germano Rigotto.

Representantes da Abear, Latam e Gol com o coordenador da campanha da candidata Simone Tebet (MDB), Germano Rigotto. Foto: Divulgação/Abear
Representantes da Abear, Latam e Gol com o coordenador da campanha da candidata Simone Tebet (MDB), Germano Rigotto. Foto: Divulgação/Abear

Nas ocasiões as entidades entregaram um documento expondo os atuais desafios da aviação no Brasil e a agenda prioritária do setor para os próximos anos, destacadamente os temas relativos aos custos estruturais do setor aéreo, a retomada da demanda e as propostas da agenda de ESG.

Nos encontros com as equipes dos presidenciáveis, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, reforçou o papel fundamental da aviação como indutor do crescimento econômico e turístico. “Entendemos que o turismo é um caminho econômico de crescimento do país absolutamente factível. Somos o topo desta cadeia e queremos muito investir nisso”, afirma.

“Transportamos pessoas e cargas, conectando um país de grandes dimensões. Nosso cenário de enfrentamento da pandemia foi muito duro, mas queremos olhar para o futuro e pensar quais são as agendas possíveis e necessárias”, esclarece a diretora de relações institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro.


Leia também: Abear recebe visita do ministro da Infraestrutura