Setor rodoviário amplia em 25% oferta de ônibus para o Carnaval

O setor rodoviário deve ampliar em 25% a oferta de ônibus para atender a demanda dos foliões no Carnaval 2023. A estimativa é da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), a pedido do Ministério do Turismo.

O índice faz comparação com o ano de 2020, último com movimentação expressiva para o período. Para se ter uma ideia, em uma única empresa que faz o trajeto Fortaleza (CE)/Recife (PE), as partidas irão quintuplicar durante as festividades.

“As festividades de carnaval, além de serem uma forte expressão da nossa cultura, também são responsáveis por um dos maiores fluxos turísticos do ano. Significa mais pessoas viajando, movimentando o comércio, gerando emprego, renda e impulsionando a nossa economia”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O levantamento também apresenta os destinos mais buscados pelos foliões. Entre eles, estão as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Diamantina, Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e os destinos praianos do Rio de Janeiro. Os locais são conhecidos por sediarem grandes festas carnavalescas e devem receber milhões de pessoas durante os dias de folia.

O transporte rodoviário tem se mostrado uma opção cada vez mais presente nas viagens de lazer para dentro do Brasil. Segundo a ClickBus, uma das mais populares plataformas de venda de passagens do segmento no país, de janeiro a setembro de 2022 foram vendidas 83% a mais de passagens do que o mesmo período de 2020. Segundo a plataforma, a competitividade dos preços e a modernização da infraestrutura dos ônibus são fatores que podem estar impactando na expansão do transporte rodoviário de passageiros.

DADOS PNAD – Dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE, apontam que cerca de 12,5% das viagens realizadas em 2021 foram de ônibus de linha, 10,2% de avião e 57,2% de carro particular ou de empresas. Os principais motivos pessoais de viagem são lazer (35,7%).


Leia também: Abrati prevê retomada do turismo rodoviário no segundo semestre

Últimas notícias

Azul Viagens retoma campanha de São João no Nordeste

Nesta terça-feira (01), a Azul Viagens realizou o lançamento...

Escape 60’ patrocina torneio de xadrez e oferece experiências imersivas

O Escape 60’, pioneiro em jogos de fuga presenciais...

Braztoa adota compensação de carbono e reforça compromisso ambiental

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) intensifica...

Turismo na COP30: Brasil planeja evento sustentável e amplia investimentos

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se nesta terça-feira...

Aeroméxico inicia reforma dos Salões Premier na Cidade do México

A Aeroméxico anunciou que os Salões Premier no Aeroporto...

Tópicos

Azul Viagens retoma campanha de São João no Nordeste

Nesta terça-feira (01), a Azul Viagens realizou o lançamento...

Braztoa adota compensação de carbono e reforça compromisso ambiental

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) intensifica...

Turismo na COP30: Brasil planeja evento sustentável e amplia investimentos

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se nesta terça-feira...

Aeroméxico inicia reforma dos Salões Premier na Cidade do México

A Aeroméxico anunciou que os Salões Premier no Aeroporto...

Disneyland Resort lança show inspirado em Mickey Mouse Clubhouse

O Disneyland Resort revelou um novo espetáculo que chegará...

Visite São Paulo Convention Bureau anuncia data do 9º Expo Fórum

O Visite São Paulo Convention Bureau confirmou a realização...

Latam amplia codeshare com Airlink e oferece mais destinos na África

A Latam Airlines Brasil anunciou a expansão de seu...
spot_img

Relacionados