A executiva, que esteve à frente da entidade por 19 anos, liderou importantes projetos que contribuíram para o desenvolvimento do setor e para a competitividade das operadoras de turismo, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, a realização de dezenas de Encontros Comerciais Braztoa, a implementação do Experiência Braztoa e do Braztoa Desvenda, além da realização do programa de incentivo Passaporte Braztoa e da Campanha Turismo Week.

Entre as ações de fomento, seu legado mensura iniciativas de inteligência e dados, como o Anuário e os Boletins Braztoa, de inovação como o Hackathon Viagens, e programas de desenvolvimento como o Benchmarking em Turismo e a Academia de Excelência Braztoa.

“Agradeço ao Zuquim, que me convidou para essa empreitada, e a cada um dos presidentes e conselheiros que assumiram conosco o bastão, nestes anos – Eduardo, Marco, Magda e Roberto. Agradeço a cada um dos associados, que acolheram nossa inquietude e confiaram que entregaríamos nosso melhor”, disse Monica Samia.

“E falando em entrega, no sentido mais amplo da palavra, quero registrar um agradecimento especial ao nosso time Braztoa, a todos que foram parte da equipe nestes anos, como colaboradores e parceiros e que ajudaram a escrever essa história. Um novo ciclo se inicia e, levo na bagagem muitos aprendizados e sinto-me honrada com o convite, a confiança e a oportunidade de poder continuar contribuindo para o desenvolvimento do turismo”, completou.

Com a saída de Monica Samia, o Presidente do Conselho de Administração, Roberto Haro Nedelciu, assume a direção da Braztoa e, como fez desde o início do seu mandato, adotará um modelo de gestão colaborativa, dividindo com os demais conselheiros a condução das atividades da entidade, juntamente com o time executivo. O processo de transição será feito de forma paulatina até a eleição do novo Conselho, prevista para maio deste ano.

“Monica sempre foi um dos pilares da empresa e, acima de tudo, uma pessoa com a qual todos sempre puderam contar. Muito mais que uma executiva, ela se tornou uma amiga, com quem pude confidencializar estratégias e angústias, durante esses anos de presidência da Braztoa”, disse Roberto Haro Nedelciu. “Confio e torço pelo seu sucesso e tenho a certeza de que o Brasil e a Embratur ganharão muito com a contribuição da Monica Samia e dessa equipe fantástica que o Marcelo Freixo e a Jaqueline Gil estão formando”, finalizou o presidente da Braztoa.


Leia também: Conheça os vencedores da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23