Durante a décima edição da WTM-LA 2023, o Ceará divulgou algumas ações que estão fazendo para divulgar o destino, entre elas está a interiorização e a internacionalização, que são os braços da Secretaria. Segundo Irwana Albuquerque Guerra, secretária de Turismo do Ceará, em termo de interiorização estão trabalhando as promoções do destino em feiras, já que possui mais de dez aeroportos regionais. Já na internacionalização, só neste ano a Secretaria já participou de seis feiras internacionais e uma nacional (WTM).

“Já fizemos roadshow para promover o destino não só como litoral, mas também lembrando que o Ceará tem serra, sertão e uma excelente gastronomia. Também estamos muito bem servidos na rede hoteleira, que atrai todos os gostos e estilos, desde os menores e mais tranquilos, até os hotéis all inclusive”, disse Irwana.

Para este ano, o objetivo é igualar ou superar os níveis pré pandemia. A secretária comenta que os três primeiros meses deste ano, segundo pesquisas, já ultrapassam o número do mesmo período do ano anterior. “O Ceará está com um excelente posicionamento, então, vamos conseguir finalizar o ano igual ou superior a 2019”.

Um dos carros chefes do Ceará é a religiosidade, como a festa de 179 anos do Padre Cícero, comemorado em 20 de março. Inclusive, um dos religiosos mais conhecidos do Brasil será enredo da escola de samba Unidos de Padre Miguel, no carnaval de 2024 na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Na malha aérea, o Ceará está tentando recuperar os 12 destinos internacionais que oferecia em 2019 – atualmente está com quatro. Hoje, os turistas nacionais que mais visitam o Ceará vêm de São Paulo e Belo Horizonte, enquanto de fora, são de Portugal e Espanha.


Leia também: NCL AUMENTA ROTEIROS PARA A ANTÁRTICA