O Circuito Litoral Norte de São Paulo é pet friendly. As cinco cidades contam com hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos abertos a animais de estimação que estão pegando a estrada com seus tutores. Além disso, na região também há iniciativas como a criação de selos para informar aos turistas quais estabelecimentos aceitam animais.

“Uma cidade pet friendly é aquela que se planeja para receber bem não só as pessoas, mas também seus familiares de quatro patas. Isso é o que queremos em Bertioga. Hoje já temos pousadas, restaurantes e vários atrativos onde pets e seus tutores podem frequentar e se divertirem com tranquilidade. No Parque dos Tupiniquins, por exemplo, temos o primeiro espaço público dedicado ao lazer de nossos amigos de quatro patas, o Espaço pet. Outros locais e atividades estão em nossos planos e serão implementados em breve”, comenta Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo de Bertioga.

Em razão de leis municipais, as praias de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba não estão liberadas para cães, porém, é possível fazer atividades como trilhas, caminhadas e até passeios de barco pelos atrativos locais de ecoturismo, como cachoeiras, mirantes, e outros espaços cercados pelas belezas da Mata Atlântica preservada.

Segundo Thaila Brito, secretária de Turismo de Ubatuba, a cidade é rica pela sua fauna e flora e moradores e turistas encontram locais adequados para passear com seus pets.

“Possuímos praças, calçadão e muitas ruas tranquilas para uma curtição com o seu pet. Nosso município e o trade turístico cada ano tem se adequado e trabalhado para sermos uma cidade pet friendly. Já contamos com muitos comércios que aceitam e estão adaptados para acolher seu pet com todo carinho. Desde que se respeitem as leis e as regras, todos terão um ótimo e inesquecível passeio em Ubatuba”, complementa Thaila.

A Região Turística oferece diversas opções de hospedagem pet friendly, que vão desde hotéis de luxo até pousadas mais simples, com opções para todos os bolsos e estilos. Algumas disponibilizam, inclusive, espaços exclusivos, como piscina e área de lazer para cães. Alinhado às iniciativas regionais, a Prefeitura de São Sebastião promove diversas ações e propostas proporcionando todo o cuidado que os pets merecem.

“Nossos eventos realizados pela Secretaria de Turismo são pet friendly. Nos festivais, por exemplo, há espaços pet sempre disponibilizando ração, água e um tapete para descanso. Também incentivamos e fizemos um levantamento de estabelecimentos pet friendly no município, que são identificados no site oficial do Turismo com um selo, assim o turista quando faz a busca já encontra os locais que pode levar seu pet”, comenta a Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

Foto: Divulgação / Circuito Litoral Norte


Leia também: BAHIA PROMOVE SÃO JOÃO PARA AGENTES DE VIAGENS EM SÃO PAULO