Com o objetivo de compartilhar conhecimento e firmar conexões entre destinos que têm vocação para o turismo de natureza, teve início nesta terça-feira (11), o Inspira Ecoturismo. O evento, que está na segunda edição, tem duração de cinco dias e é realizado no Hotel Wetiga, em Bonito (MS). Na programação estão mais de 20 atividades, entre painéis, workshops, oficinas, rodada de negócios e visitas técnicas para os participantes.

Até o momento, são mais de 520 pessoas de 22 estados brasileiros inscritos no evento, que segue até o próximo sábado (20). Voltado para gestores públicos, empreendedores, profissionais, pesquisadores e demais interessados no desenvolvimento do Ecoturismo, Turismo de Natureza e Aventura, o evento abre espaço para o debate sobre como esses segmentos podem transformar pessoas e lugares.

Nesta segunda edição, o Inspira Ecoturismo recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur); Governo do Estado, via Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

Marcelo Bertoni, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, ressaltou a importância da troca de experiência para o segmento. “O trabalho que foi construído aqui não foi do dia para a noite. O que Bonito se tornou, a referência que ela é não só para o Brasil, como para o mundo, só foi possível com a união de todos os setores. Então espero que aqui, com os workshops e toda a programação planejada, vocês consigam fazer conexões valiosas”, frisou.

Eleito 16 vezes como o melhor destino de Ecoturismo do Brasil pelo prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, promovido anualmente pela revista especializada Viagem e Turismo, Bonito é referência quando o assunto é Turismo de Natureza. Se o tema em questão for sustentabilidade, o município também leva esse título já que Bonito foi eleito o melhor destino de turismo responsável no mundo pelo prêmio World Responsible Tourism Awards, em 2013.

E, de acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), no final do ano passado Bonito se tornou o primeiro destino do mundo a ser carbono neutro de Ecoturismo.

“Ser um destino referência é um desafio muito grande. E a gente tem que assumir essa responsabilidade. Então espero que Bonito possa também ser referência em eventos tão importantes como este, que possibilita essa troca de informações com destinos tão importantes quanto Bonito”, frisou Wendling.

Veja mais fotos da abertura da 2ª Inspira Ecoturismo:

  • inspira ecoturismo
  • Marcelo Bertoni, presidente Conselho Deliberativo Estadual Sebrae/MS | Foto: Kamilla Alves
  • Inspira Ecoturismo
  • Bruno Wendling, , diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS)

Fotos: Kamilla Alves


Leia também: POLO SEBRAE DE ECOTURISMO LANÇA ESPAÇO INTERATIVO EM BONITO