Você já deve ter escutado por aí sobre a importância de se usar o recurso de storytelling na sua estratégia digital, certo? Mas Thiago, como eu posso aplicar isso na prática? Calma jovem Samurai, pois separei cinco técnicas que você já pode começar a utilizar hoje mesmo! 

Quando utilizamos histórias para construir uma consciência sobre algo, tudo fica mais fácil de se lembrar e construir valor para a sua marca. Sempre quando escutamos que alguém tem uma história para contar logo nos sentimos ansiosos para ouvir. Toda história tem uma lição e esse é um dos melhores recursos para humanizar ainda mais a sua marca.

Anedotas pessoais: são histórias pessoais que ajudam a ilustrar um ponto ou conceito. Essa técnica é útil para humanizar o conteúdo e criar uma conexão emocional com o público, pois traz uma experiência pessoal marcante. Por exemplo, uma viagem que você fez e relata tudo que viveu para mostrar segurança para os viajantes que procuram por esse destino. 

Histórias do usuário: são histórias contadas por clientes satisfeitos sobre como seu serviço ajudou a resolver um problema ou atender a uma necessidade. Essa técnica é útil para mostrar o valor de um serviço de uma forma mais tangível e envolvente. Por exemplo, como a agência ajudou seu cliente a realizar um desejo de infância que foi conhecer a cidade natal de seus pais no exterior e como foi importante pra ela alguém cuidar de todos os detalhes escutando a história da família e garantindo a melhor experiência da sua vida.

Histórias da marca: são histórias criadas para transmitir a personalidade e os valores de uma marca. Essa técnica é útil para construir uma conexão emocional com o público e aumentar a fidelidade à marca. Por exemplo, ao contar a história de criação da marca, que sempre fez questão de escolher opções sustentáveis e que contribuem para a comunidade local do destino. 

Storydoing: é uma abordagem que se concentra em criar experiências autênticas que contam uma história por si só. Em vez de se concentrar em contar histórias, o storydoing se concentra em criar uma experiência que permita ao público se envolver com a história de uma forma mais imersiva. Por exemplo, ao invés de comer em um restaurante, o turista foi às compras com ajuda de um chef local, preparou uma receita tradicional e provou a sua própria criação, construindo memórias e emoções como se fizessem parte da história.

História de conflito: é uma técnica narrativa que envolve a criação de um conflito ou desafio que deve ser superado. Essa técnica é útil para criar tensão e manter o interesse do público. Por exemplo, contar a história de um viajante que teve que lidar com problemas durante uma viagem, onde teve uma emergência médica, mas graças ao seguro viagem contratado tudo deu certo no final.

Todas essas técnicas ajudam a fixar ainda mais a mensagem, valores da sua marca e humanizam a sua relação com o seu público. Já pensou em algumas histórias para contar? Reforce com uso de vídeos, fotos, áudios, enfim, aproveite ao máximo os formatos para contar suas histórias.