Três macacas das espécies Macaco-Barrigudo e Macaco-Aranha-de-Cara-Vermelha foram transportadas gratuitamente do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para o Parque Ecológico Municipal de São Carlos (SP). Os animais, que foram dispensados ​​como animais de internação ilegalmente, receberam cuidados veterinários no Cetas/Ibama de Manaus antes de serem encaminhados ao seu novo lar.

O transporte das macacas faz parte do programa Avião Solidário da Latam, que há mais de dez anos oferece transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em situações emergenciais relacionadas à saúde, meio ambiente e catástrofes. O objetivo é preservar as espécies ameaçadas de extinção.

As fêmeas foram transportadas em um voo da Latam de Manaus para São Paulo/Guarulhos e, em seguida, foram levadas por via terrestre até o Parque Ecológico Municipal de São Carlos. O programa Avião Solidário da Latam evitou um longo deslocamento terrestre entre as duas cidades, ansioso o estresse e cansaço das macacas.

Com este transporte, o programa Avião Solidário da Latam já beneficiou 49 animais no Brasil em 2023, garantindo a preservação das espécies e dos ecossistemas brasileiros. Ao longo de 10 anos, o programa beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil, transportando cargas, animais e vacinas em diversas situações de emergência.


Leia também: AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM TRANSPORTA OITO AVES PARA O MS