O São Paulo Convention & Visitors Bureau está promovendo nesta quinta-feira, 20, a quinta edição do Expo Fórum Visite São Paulo. O evento, realizado no Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, trouxe Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo de São Paulo, como um de seus painelistas.

Com o tema “Políticas públicas, ações e lançamentos para o Turismo do Estado de São Paulo”, Lucena destacou que o Turismo representa 9,2% do PIB do estado e suas empresas faturaram R$ 122 bilhões em 2022. Além disso, gera 2,3 milhões de empregos. “Em 2023, devem ser criados cerca de 60 mil empregos pelo Turismo no estado”, acrescentou o secretário. 

De acordo com o secretário, o estado realizou um plano de desenvolvimento 20-30 para o Turismo, que não altera suas políticas caso haja mudança no governo. “Estamos nos organizando para irmos mais longe, acrescentando dez anos”, explica.

Para a promoção do Turismo no estado, a secretaria incluiu: reforço na marca SP para Todos; promoção permanente; calendário de feiras e negócios; road shows nacionais e internacionais; e marcas regionais.

Para oferecer qualidade no Turismo, o estado irá lançar nos próximos 60 dias a Academia do Turismo, que irá trabalhar a formação, capacitação, pesquisa e inovação no Turismo para qualificar o setor.