De acordo com o mais recente Relatório de Tendências do Pipeline de Construção dos Estados Unidos, da Lodging Econometrics (LE), no segundo trimestre de 2023, as empresas de franquia com os maiores pipelines nos EUA são a Marriott International com 1.511 projetos/181,6 mil quartos, a Hilton Worldwide com 1.470 projetos/164,8 mil quartos, e a IHG Hotels & Resorts (IHG) com 811 projetos/80,5 mil quartos. Essas três empresas de franquia compreendem 68% de todos os projetos no pipeline total de construção de hotéis dos EUA.

As principais marcas de cada uma dessas três empresas são a Home2 Suites by Hilton com um recorde de 565 projetos/57,9 mil quartos, a Holiday Inn Express da IHG com 306 projetos/28,8 mil quartos e a TownePlace Suites da Marriott com um recorde de projetos e quartos de 345 projetos/32,2 mil quartos, conforme divulgado pelo Travel Weekly News.

Outras marcas proeminentes no pipeline dessas empresas de franquia são a Residence Inn da Marriott com um recorde de 258 projetos com 31,1 mil quartos; o Hampton by Hilton com 292 projetos/29,8 mil quartos; e o Avid Hotel da IHG com 132 projetos/11,1 mil quartos.

No segundo trimestre de 2023, a LE registrou um recorde de 1.085 projetos de conversão, totalizando 106,4 mil quartos. Dessas conversões, a Hilton lidera com 142 projetos de conversão/17,5 mil quartos. Após a Hilton, as empresas de franquia com o maior número de projetos de conversão são G6 Hospitality, Marriott, Best Western Hotels & Resorts e IHG. Essas cinco empresas de franquia juntas representam 47% dos projetos de conversão nos EUA no fechamento do segundo trimestre.

Até o segundo trimestre, 60% dos novos hotéis inaugurados nos EUA eram das marcas Hilton, Marriott ou IHG. A Hilton inaugurou 57 novos hotéis/6,4 mil quartos, a Marriott – que lucrou US$726 milhões no 2º trimestre, inaugurou 56 novos hotéis/7,3 mil quartos e a IHG inaugurou 22 novos hotéis/2,3 mil quartos.

As principais marcas com o maior número de inaugurações no primeiro e segundo trimestres de 2023 são a Home2 Suites by Hilton com 19 novos hotéis/1,9 mil quartos, o Hampton by Hilton com 19 novos hotéis/1,9 mil quartos e o SpringHill Suites da Marriott com 9 novos hotéis/1,2 mil quartos.

A LE prevê que a Hilton abrirá o maior número de novos hotéis em 2023, com 145 novos projetos de hotéis e 17,8 mil quartos para uma taxa de crescimento de 2,3%. Em seguida, a Marriott prevê a abertura de 144 hotéis/18,2 mil quartos, para uma taxa de crescimento de 2,0%, seguida pela IHG, com 84 hotéis/9,4 mil quartos, para uma taxa de crescimento de 2,2%.

Em 2024, a LE prevê que a Marriott liderará as novas inaugurações de hotéis com 192 novos hotéis/22,9 mil quartos, para uma taxa de crescimento de 2,5%. Além disso, com uma taxa de crescimento de 2,5% em 2024, a Hilton deverá inaugurar 176 novos hotéis/20,0 mil quartos, e a IHG, com 111 novos hotéis/10,9 mil quartos.

Em 2025, os analistas da LE preveem que a Marriott abrirá 256 novos hotéis/29,6 mil quartos, para uma taxa de crescimento de 3,1%. A IHG projeta a abertura de 202 novos hotéis/19,4 mil quartos, para uma taxa de crescimento de 4,4%, e a Hilton prevê a inauguração de 139 novos hotéis/14,8 mil quartos em 2025, para uma taxa de crescimento de 1,8%.