Joinville (SC) oficializou a abertura da programação de Natal, com um calendário de atrações que terá 48 dias de duração. No último dia 12, abertura do Natal da cidade, foi registrado a presença de 38 mil pessoas, entre público local e visitantes. O tema da programação natalina deste ano é a “Fábrica Encantada”, que terá diversas representações em pontos estratégicos da cidade.

A Praça da Bandeira é a Fábrica de Sonhos e a residência oficial do Papai Noel; a Praça Dario Salles é a Fábrica das Brincadeiras, local onde brinquedos gigantes garantem a ambientação lúdica, criativa e mágica; na Praça Nereu Ramos fica a Fábrica de Doces, com carrossel e um espaço para que as crianças conheçam a tradição culinária do Natal; na Praça da Biblioteca está montado o Mercado de Natal, e no piso térreo do Centreventos Cau Hansen fica a Feira Natal Feito à Mão; o ginásio Abel Schulz recebe a pista de patinação no gelo; e na travessa Dr. Norberto Bachmann foi montada uma praça de alimentação com palco para as apresentações culturais.

Outro evento integrado à programação do Natal de Joinville, a partir do ano passado, foi o Desfile de Natal, que no sábado (25)
reuniu pelo menos dez grupos integrados por participantes de associações, escolas, empresas e entidades públicas e privadas locais. Além disso, o desfile também contou com a participação do grupo formado pela Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). A entidade foi representada por crianças vestidas de anjos, estudantes encenaram um presépio ao vivo e um Papai Noel com deficiência visual.

Idealizado em 2021, o Natal de Joinville é uma realização da Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Instituto de Natal, que movimenta a economia do município com a geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano supere o público de 350 mil pessoas registrado em 2022.