São Paulo/SP – “O Poder do CRM no Ciclo de Vendas: Estratégias de Planejamento e Execução” é o tema do segundo painel do último dia do Abav Meeting, que acontece no Intercity Paulista, em São Paulo. A apresentação foi realizada por Alexandre Cordeiro, líder de Inovação e Novos Negócios da Travel Tech Hub, e Daniel Biancareli, diretor comercial da Monde, e mediado por Patrícia Thomas, diretora de Vendas da Omnibees.

Biancarelli destacou que não se trata de uma tecnologia, mas sim de um conceito de relacionamento entre a empresa e o cliente. “É tudo o que um vendedor nato sabe fazer com base no que ele já conhece do seu cliente. Nossa mente não vai lembrar de tudo e, por isso, é pautado em tecnologia, pois assim conseguimos entender melhor o como fazer”, pontua.

De acordo com Cordeiro, o processo tem como premissa trabalhar melhor para criar oportunidades e realizar uma boa venda, facilitando a jornada até a efetivação da compra por parte do cliente. “É uma prática que possibilita se relacionar melhor e fidelizar melhor. É se relacionar para criar vínculos e criar novas oportunidades”, complementa Patrícia.

Para isso, o executivo apresentou a jornada abaixo:

  • obter dados;
  • identificar padrões;
  • mapear oportunidades;
  • negociação com parceiros;
  • criar ofertas e produtos;
  • novas vendas para atuais clientes.

Por meio do exemplo de um cliente surfista e da necessidade de despachar uma prancha de surfe, o representante da Travel Tech Hub conta que é necessário trabalhar bem a informação para criar um produto e poder ofertar ao cliente. “É mapear oportunidades e focar na qualidade do dado na entrada do CRM. Quanto mais acurada a informação que está entrando, melhor”, destaca.

O profissional da Monde também complementou a fala de Cordeiro e ressaltou a importância de entender os seus processos e reorganizar a estratégia quando necessário. “CRM não é só trabalhar, mas organizar dados e utilizar as informações para fazer novas ações de venda. É se relacionar e interagir com o cliente durante toda a jornada do cliente”, afirma.