A divulgação internacional do turismo paulista mobilizou os mercados europeus e da América Latina em 2023. A Setur-SP promoveu a imagem do estado em nove feiras e eventos internacionais, e estendeu o projeto de roadshow para países da Europa e da América Latina. A iniciativa capacitou mais de 250 agentes e operadores de turismo sobre os atrativos paulistas. Três etapas foram realizadas em Lisboa, Madri e Lima.

“A promoção no exterior é uma das frentes para a valorização da diversidade dos destinos paulistas”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. “O ecoturismo, por exemplo, é uma vocação do estado e a conexão com a natureza é uma das atrações de grande potencial para o visitante que vem para o Brasil”, concluiu o secretário.

As ações de promoção têm por objetivo aumentar o fluxo de turistas de origem internacional. Os norte-americanos lideram o ranking de visitantes que desembarcam em SP, com 346 mil; seguidos por argentinos (211 mil) e chilenos (128 mil), até outubro de 2023. Na sequência, estão os alemães, com 71 mil visitantes, e os portugueses, que representaram 61 mil turistas.

Em 2024, a Setur-SP manterá a promoção de São Paulo com participação nas principais feiras de turismo do Brasil e do mundo. A participação da Secretaria já está confirmada nos eventos WTM (SP) em abril, Abav Expo (DF) em setembro, e Festuris Gramado (RS), em novembro.