A Prefeitura de Petrópolis implementou um sistema inteligente em 40 atrativos turísticos em diversas localidades do município que levará a experiência do visitante a um nível superior. A novidade é fruto da parceria com a Smart Tour, uma GovTech especializada em soluções para cidades inteligentes e turismo 4.0. A parceria contempla não só o turismo cultural, mas também outros segmentos como turismo de natureza, rural, de compras, cervejeiro, de lazer e religioso.
O projeto combina placas com QR Code que levam a páginas traduzidas em português, inglês e espanhol, juntamente com dispositivos de localização de alta precisão chamados de beacons, que se comunicam com smartphones via bluetooth e geolocalização, proporcionando acesso a informações de interesse dos turistas. Em cada atrativo selecionado foi instalada uma placa com QR Code que dá acesso às informações do atrativo e também à pesquisa da demanda turística.
“O Sistema Smart Tour não só enriquecerá a experiência dos visitantes, mas também vai fornecer dados valiosos para orientar decisões no setor público e privado, contribuindo para a atração de investimentos e o fortalecimento das políticas públicas de turismo. A implementação deste trabalho reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo em Petrópolis”, destacou Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis.
O visitante pode baixar o aplicativo do Smart Tour, disponível para Android e IOS, para facilitar o acesso em todo o percurso que ele fizer e enriquecer a experiência em cada atrativo. Por meio do beacon, o visitante que baixou o app passa a receber informações sobre os pontos turísticos mais próximos e é estimulado a visitar outros atrativos nas proximidades. Em uma distância de 70 metros, o sistema repassa conteúdo de interesse do turista. O Sistema Smart é bicampeão do Prêmio Nacional de Turismo na categoria Gestão de Dados Inteligentes em Turismo.
A contratação do sistema está sendo financiada por meio do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a partir de apresentação realizada pela Secretaria de Turismo de Petrópolis. O contrato tem vigência de 24 meses.
“A implantação do Sistema Smart Tour é um marco para o turismo em Petrópolis. Estamos abrindo as portas para uma experiência mais rica e conectada, que promoverá a diversificação e inovação dos produtos turísticos, alinhando-se com as expectativas do viajante 4.0, que valoriza a tecnologia, autenticidade e experiências memoráveis”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Além da placa e do beacon em cada atrativo selecionado, serão disponibilizados 300 adesivos com QR Code, a serem colocados em quartos de hotéis e mesas de restaurantes. Ao acessar, turistas e visitantes responderão à pesquisa da demanda turística, que vai gerar informações sobre o perfil de consumo de quem visita a cidade. Dados que serão consolidados pelo Observatório Regional de Turismo da Secretaria de Turismo, e de suma importância para a tomada de decisões tanto pelo setor público e pelo setor privado, quanto para atração de investimentos e solidificação de políticas públicas de turismo, inclusive aquelas previstas no Plano Diretor de Turismo 2023 – 2030.
“Estamos dando um grande passo com este importante instrumento para diferenciar Petrópolis como destino turístico inteligente, tendência atual de mercado, especialmente para Petrópolis, categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. Vamos oferecer uma experiência turística moderna, conectada e enriquecedora, que promete cativar tanto os visitantes quanto os moradores locais”, finalizou a diretora de Turismo, Evany Noel.
Agenda