O segundo dia da missão técnica do Sistema Fecomércio RN em Portugal teve como destaque o intercâmbio de experiências na área de formação profissional, com uma visita à renomada Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril (Eshte), premiada como o melhor Centro de Formação em Turismo de Portugal.

A comitiva, composta pelo presidente Carlos Brandão, pelo vice-presidente João Reis e pela diretora de Relações Internacionais, Cláudia Pena, teve a oportunidade de conhecer de perto o portfólio, os principais projetos e a estrutura da Eshte. Fundada em 1991, a instituição é uma referência no ensino superior politécnico em Portugal, tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Carlos Brandão, presidente do Sistema Fecomércio RN, destacou a importância da Eshte na criação, transmissão e difusão de conhecimentos nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração. Ele enfatizou o compromisso da escola em promover a interação com o mercado de trabalho, integrando aspectos acadêmicos, prática profissional e adequação às oportunidades do setor.

“Somos um centro de excelência no apoio ao desenvolvimento da atividade turística e hoteleira, profissional e empresarial de Portugal. Esses momentos são muito proveitosos, pois também conhecemos práticas diferenciadas”, afirmou Brandão.

Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, ressaltou a relevância da visita técnica, destacando temas como sustentabilidade, interação com o mercado de trabalho e qualidade do ensino. Ele enfatizou que esses aprendizados serão valiosos para as futuras iniciativas do Senac RN, que a partir de 2025 passará a oferecer cursos tecnólogos e pós-graduação na área de ensino superior.

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, reforçou que este foi um primeiro contato. “A partir de agora, iremos aprofundar as discussões para construirmos uma agenda conjunta baseada nos temas de interesse levantados”, explicou.

A missão técnica do Sistema Fecomércio RN em Portugal se estende até 3 de março, com participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e agendas técnicas. Posteriormente, o grupo seguirá para Berlim, onde permanecerá até 8 de março, integrando um grupo de entidades brasileiras referências em turismo sustentável na ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo.

A liderança da missão é do presidente Marcelo Queiroz e conta com representantes do Senac RN e da Fecomércio PE e Fecomércio Amapá, fortalecendo os laços e compartilhando experiências no cenário internacional.