A Latam apresenta uma iniciativa inédita na América do Sul: o programa “Embaixadores da Inovação Latam”, desenvolvido em parceria com a consultoria AAA Inovação. Esta primeira edição visa capacitar 40 colaboradores de diversos países, áreas e cargos para se tornarem especialistas em inovação, promovendo uma cultura de criatividade e intercâmbio de ideias na aviação sul-americana.

A seleção dos 40 embaixadores de inovação da Latam se baseou em um teste que identificou 12 habilidades essenciais, incluindo resiliência, aprendizado contínuo, colaboração, comunicação, criatividade, entre outras. Agora, esses funcionários iniciarão um programa de aprendizado dividido em quatro módulos: inovação e desafios, ideação e design, métricas e inovação aberta, e prototipação. As aulas serão ministradas por profissionais reconhecidos por sua expertise em inovação e criação de ambientes disruptivos, com duração de um ano.

“Queremos crescer com diversidade de ideias e soluções para liderar as transformações da aviação no nosso continente. O objetivo deste programa é colocar a semente da inovação em todas as áreas da Latam a partir do empoderamento dos nossos funcionários, de diferentes países e cargos, para que tenham olhar crítico sobre nossos processos e espaço para sugerir novas formas de agir”, explica Rafael Walker, diretor de Transformação de Serviços do Grupo Latam.

Além do programa “Embaixadores da Inovação Latam”, o Grupo Latam mantém desde 2020 o LATAM Labs, um núcleo de inovação permanente que testa novas ideias dentro e fora da empresa. Atualmente, conta com oito parceiros externos, incluindo a Inovabra, para desenvolver soluções. Algumas das iniciativas já implementadas incluem o uso de inteligência artificial para aprimorar o atendimento em aeroportos e a criação de uma solução digital para atender clientes em Libras.

Com esses esforços em inovação, o Grupo Latam  reafirma seu compromisso em buscar constantemente melhorias e avanços no setor da aviação, visando aprimorar a experiência dos clientes e impulsionar o desenvolvimento da indústria aérea na América do Sul.