A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sebrae Minas, anuncia o lançamento do Programa Belo Horizonte Receptiva, voltado para empreendedores do setor de turismo que desejam fazer parte dessa iniciativa. O edital para participação no programa será divulgado nesta terça-feira (30), com inscrições disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte a partir dessa data, sem prazo determinado para encerramento.

O principal objetivo do Programa Belo Horizonte Receptiva é diversificar e ampliar a oferta turística da cidade, criando condições favoráveis para sua operação. A apresentação oficial do projeto acontecerá no Museu da Moda/Mumo-BH, localizado na Rua da Bahia, 1.149, Centro, a partir das 9h.

De acordo com Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, a iniciativa visa sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva do turismo em Belo Horizonte, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços oferecidos para comercializá-los de maneira eficaz. O programa está alinhado à estratégia da Belotur de posicionar a cidade como um destino turístico surpreendente, visando atrair turistas brasileiros e estrangeiros e tornar Belo Horizonte mais competitiva entre os destinos turísticos do Brasil.

Os benefícios para os participantes do Programa Belo Horizonte Receptiva incluem acesso ao portfólio de experiências turísticas elaborado pela Belotur, material técnico digital atualizado, comunicação periódica via newsletter sobre o posicionamento do destino e comercialização da cidade, qualificação permanente através de workshops, palestras, oficinas, seminários e mentorias, incentivos à estruturação de novos roteiros, participação em encontros de negócios, feiras e ações promocionais, entre outros.

“A iniciativa faz parte da estratégia do Acelera Check-in Turismo, que irá mapear os principais produtos e experiências turísticas de Belo Horizonte, levando em consideração a demanda do mercado. Juntamente com os receptivos, agências e negócios ligados à cadeia produtiva do turismo, selecionados por meio do edital, vamos desenvolver um trabalho conjunto para que possamos estruturar, qualificar e promover novos roteiros, e assim, diversificar significativamente a oferta de atrativos na capital mineira”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O Programa Belo Horizonte Receptiva foi lançado em setembro de 2021 durante a Semana do Turismo, com foco em apoiar a comercialização de Belo Horizonte e consolidar sua imagem como destino turístico nacional e internacional. A iniciativa busca formar uma rede sólida de serviços que garanta qualidade e credibilidade na operação, prestação de serviços e consumo, aumentando a visibilidade e competitividade das empresas da cadeia produtiva do turismo de Belo Horizonte.