Com o objetivo de estreitar a colaboração e o compromisso mútuo junto ao mercado de turismo de Itatiaia-RJ para promover o Parque Nacional do Itatiaia como um destino turístico de destaque, a Parquetur lança os programas de parcerias Somos PNI e Guias da Natureza.

Voltado ao trade da região do parque, o projeto Somos PNI engloba um conjunto de medidas para oferecer acesso às agências de turismo e aos receptivos locais a materiais de comunicação eficazes, treinamentos especializados e um sistema de comissões competitivo.

“Estes recursos foram projetados para capacitar as empresas a venderem o Parque Nacional do Itatiaia de maneira eficaz aos seus clientes, enquanto também promovem práticas sustentáveis e responsáveis”, afirma Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur, concessionária do uso público do parque desde 2023.

“Estamos unindo esforços para fortalecer o turismo na região, mantendo um compromisso firme com a conservação ambiental e a experiência de qualidade para os visitantes. Este programa não apenas facilita o acesso e a promoção do parque, mas também celebra a grande importância do PNI para a comunidade local e seus visitantes, um compromisso tangível com a sustentabilidade, a promoção responsável e o sucesso conjunto das agências, receptivos e do Parque Nacional do Itatiaia”, acrescenta.

O nome “Somos PNI” foi escolhido estrategicamente para consolidar uma identidade compartilhada entre os stakeholders do turismo local, conforme explica Garrido.

Com Guias da Natureza Parquetur quer unificar profissionais da região

Já a campanha “Guias da Natureza” é focada nos guias de turismo da região, fundamentais para conectar os turistas ao Parque Nacional do Itatiaia. O nome foi escolhido por sua conexão direta com o principal atrativo dos parques: a natureza.

O programa formará um clube de vantagens com estes profissionais, unificando os guias em torno dos valores de conservação ambiental e experiências autênticas.

“Ao adotar ‘Guias da Natureza’, estamos também fortalecendo uma comunidade dedicada a promover a natureza e a conectar os visitantes com as riquezas dos parques. Não trazemos apenas um nome, mas uma expressão de compromisso e respeito pela natureza, que guiará não só visitantes, mas também os próprios guias em uma jornada de descoberta e conservação dos parques concessionados à Parquetur”, explica Garrido.

“Em etapas futuras, a ideia é que os dois projetos, tanto voltado ao trade quanto com guias de turismo, sejam replicados aos demais parques concessionados da Parquetur”, concluiu.