Radix, do latim, raiz. A base de tudo, o alicerce necessário para que todo grande projeto floresça, assim como uma boa viagem. O planejamento é o começo da melhor experiência que se pode ter. Esse é o nome do programa que as agências de turismo premium Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez acabam de lançar. Radix é o primeiro curso profissionalizante do setor, com o objetivo de formar profissionais travel designers, uma das carreiras mais desejadas do mercado de turismo.

O programa apresenta um curso de três módulos com duração de três meses. Os módulos foram distribuídos em 180 horas de curso online de segunda a quinta ao vivo e encontros quinzenais presenciais no auditório da sede da Teresa Perez, em São Paulo, para conexões e trocas com diversas áreas de negócio. Temas que fazem parte do universo de turismo e hotelaria como perfil do cliente desse segmento, meios de hospedagem, transporte, entretenimento e seguros, além de conceitos como experiência, flexibilidade e personalização de viagens serão abordados. Ao seu final, um processo seletivo dará a oportunidade desse profissional ingressar na carreira e atuar dentro de uma das quatro agências.

O primeiro módulo inclui conceitos mais introdutórios, como identificação do cliente e etapas de uma viagem (transporte, hospedagem, entretenimento, A&B etc.); já o segundo desenvolve os segredos de destinos conhecidos e foca na experiência e personalização da viagem; e o curso finaliza com noções mais aprofundadas de pertencimento, luxo e como encantar o cliente. Outro destaque são as vivências: dentro da carga horária prevista, 60h serão voltadas exclusivamente para a experiências in loco, que trazem o senso de pertencimento a esse universo, como visitas a sedes de marcas como Azul Linhas Aéreas, Mobility e Lufthansa.

Destinado tanto a quem já atua no setor quanto quem busca ingressar na carreira, o Radix tem seu programa desenvolvido em parceria com Beth Wada, profissional com ampla experiência nos setores de hotelaria e turismo, atuando nos principais hotéis e resorts do país, além de presença relevante no setor acadêmico, como docente nas mais renomadas universidades do Brasil. O curso contará com aulas ministradas por profissionais referência no setor, dentre eles o consultor Carlos Ferreirinha, a escritora e palestrante Marina Bandeira Klink e a mentora de turismo digital Marta Poggi.

Para os fundadores, o programa é fundamental para o desenvolvimento do mercado. “Diferente dos cursos básicos de turismo, que são mais abrangentes, nosso segmento é orientado pela experiência do cliente em toda sua jornada, do atendimento à cotação e a viagem em si. Dessa forma, vamos investir na vivência para que os alunos entendam desde o princípio a importância do atendimento personalizado e como funcionam os ‘bastidores’ de um planejamento de viagens”, explica Tomas Perez, CEO da agência Teresa Perez., que recentemente promoveu a cerimônia Traveller 4 Agents.

“Nosso objetivo é fazer com que os alunos estejam prontos para o mercado de trabalho. Por isso, focamos na prática para que eles se sintam aptos a antecipar potenciais problemas e buscar soluções de forma ágil e eficaz”, comenta Gabriela Figueiredo, diretora da Matueté.

J“A ideia é que as pessoas saiam do curso preparadas e aptas para serem contratadas não apenas pelas agências que estão à frente deste projeto, mas pensando no mercado de turismo como um todo. Estamos oferecendo uma forma de capacitação para os alunos desenvolverem uma carreira”, afirma Alexandre Cymbalista, CEO da Latitudes.

“O intuito é oferecer uma imersão no mercado de viagens de luxo, os princípios que permeiam o turismo premium, papel de agência de viagens e, principalmente, despertar o interesse pelo long life learning – conceito de aprendizado contínuo que deve acompanhar toda a jornada profissional”, completa Marina Gouvêa, CEO da Primetour.