A Oktoberfest está de volta a Campos do Jordão após um hiato de 25 anos. O evento, que já foi popular nos anos 90, acontecerá no Parque Capivari entre os dias 24 e 27 de outubro, marcando sua 12ª edição. Com uma programação especial, a festa promete movimentar a cidade mais alta do Brasil com música, danças típicas alemãs e, claro, muita cerveja, tudo com entrada gratuita. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem do evento, que conta com a presença de 12 renomadas cervejarias locais e regionais.

Organizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), a Oktoberfest busca revitalizar um dos eventos mais marcantes da cidade, reforçando o turismo e impulsionando a economia local. “Neste ano em que Campos do Jordão celebra 150 anos, a Oktoberfest é um presente para moradores e visitantes”, afirmou Guilherme Centofante, presidente da ACE. A programação inclui apresentações da famosa Banda Dauerlaufband e do Grupo de Dança Tanzfreunde, além das cervejarias Araukarien, Baden Baden, Caras de Malte, Elephant Bar, Fagata Beer, Fauno, Gård, Germânia, Quartetto, Sapucaí, Vemaguet 67 e 3 Orelhas.

No sábado, dia 26 de outubro, a Oktoberfest sediará o “Concurso Melhor Cerveja Oktoberfest 2024”, no qual as cervejarias participantes serão avaliadas por um painel de juízes especializados. A premiação será realizada no mesmo dia. Ainda no sábado, haverá a premiação da quarta edição do “Concurso Mestre Cervejeiro de Panela”, que reuniu 123 cervejas inéditas em setembro. Promovido em pela Associação Cozinha da Mantiqueira e com curadoria técnica da Bräu Akademie.  “É um evento de grande relevância para o setor, celebrando a criatividade e a habilidade dos cervejeiros caseiros de todo país”, afirma a gerente executiva da Cozinha da Mantiqueira, Carmen Cândido. Destaque para o vencedor Rodrigo Soares, de Salvador, que conquistou a medalha de ouro.

Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), destacou o impacto positivo do retorno da Oktoberfest para o calendário de eventos de Campos do Jordão. “A volta da Oktoberfest é um marco para Campos, especialmente no ano em que celebramos 150 anos. O festival, além de resgatar uma tradição querida pelos moradores, tem o potencial de atrair milhares de turistas, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local. Isso reforça a nossa estratégia de manter um calendário turístico ativo, oferecendo eventos que valorizem nossa cultura e impulsionem o setor em diferentes épocas do ano”, afirma.

A 12ª Oktoberfest é promovida pela ACE, com patrocínio máster da Gård Cervejaria e apoio de diversos parceiros, incluindo a Prefeitura Municipal e o COMTUR.