A 13ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizada em 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, superou expectativas ao reunir importantes nomes do turismo nacional e internacional, consolidando Fortaleza como destino turístico e centro de negócios. O evento contou com milhares de profissionais e empresas do setor, agências de viagens e órgãos governamentais, vindos de 11 países e 20 estados brasileiros.

Durante o evento, marcas renomadas como Disney, Visit Orlando, Orlando Magic, SeaWorld e Universal promoveram cursos e workshops sobre tendências globais, capacitando profissionais para desenvolver estratégias e promover destinos turísticos. Entre os destaques, um curso iniciado de atendimento ao cliente ministrado pela Disney trouxe as melhores práticas de experiência de atendimento e marcou a programação.

O BTM também bateu recorde de caravanas nacionais e proporcionou uma ampla área de exposição, onde 172 estandes fomentaram o networking entre agências de viagens, operadores e empresas do turismo. Segundo levantamento feito entre os expositores, o índice de satisfação (NPS) foi de 9,62, queda alta aprovação.

Claudio Junior, diretor da BTM, destacou a importância do BTM no fortalecimento do turismo no Ceará e no Nordeste, com foco em inovação e soluções estratégicas. “O Brazil Travel Market é essencial para o setor, trazendo marcas internacionais e adesão de todas as regiões do Brasil, reforçando o crescimento e a reinvenção do turismo”, afirmou.

A programação do BTM incluiu o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs). Yrwana Albuquerque (secretária de Turismo do Ceará), que esteve presente com estande próprio, promoveu a cultura e o potencial do estado, oferecendo um espaço para negócios e networking.

“O BTM é um evento consolidado no calendário de feiras do país, destacando-se nas regiões Norte e Nordeste. Como destino hospedado, o Ceará contornou com uma edição composta por uma programação de capacitações com representantes das rotas turísticas, além do nosso estande, onde é possível se encantar com a cultura do estado, fazer bons negócios e ficar por dentro de todas as novidades do destino. Nesta edição, tivemos também um espaço dedicado à gravação de um podcast em parceria com ‘Os Nordestinos Pelo Mundo’, pois queremos exatamente isso: mostrar ao mundo o Ceará fascinante”, afirma Claudio.