São Paulo (SP) – A Teresa Perez realizou nesta segunda-feira (05), a 4ª edição do Trade Partners, evento que conecta fornecedores internacionais do turismo de alto padrão a agências brasileiras. A iniciativa ocorreu no Clube Athletico Paulistano e antecedeu o início da ILTM Latin America, feira de turismo de luxo que acontece até quinta-feira (08) na Fundação Bienal, na capital paulista.
O encontro, marcado por uma rodada de negócios com 400 participantes, se consolida como uma vitrine paralela à ILTM, especialmente voltada a agências nacionais que não estarão presentes na feira principal. “É a única empresa que dá a oportunidade para os nossos consultores e operadores participarem de uma feira com essa categoria, que eu digo que é igual às outras no mundo inteiro”, destacou Tomás Perez, CEO da Teresa Perez.
O executivo destaca que o sucesso do formato tem atraído cada vez mais interesse. “Tem até lista de espera para participar”, conta Perez. Esta edição foi a maior já realizada e contou com cerca de 115 fornecedores — incluindo tourism boards, redes hoteleiras de luxo e operadores internacionais —, além da equipe da própria Teresa Perez e representantes de agências parceiras.
A escolha do local também teve papel importante. “Decidimos organizar o evento aqui no Club Athletico Paulista pela localização, pelo espaço ampliado, maravilhoso e com boa iluminação natural”, afirma Perez. A edição deste ano foi realizada no período da manhã, atendendo a um pedido dos fornecedores, que buscavam algumas horas de descanso antes da maratona da ILTM.
Relacionamento como ativo central
Para Perez, o fator humano segue como o principal diferencial no turismo de luxo. “O relacionamento é importante em qualquer indústria, mas principalmente no Turismo. Quando se cria relacionamento, cria-se confiança”, argumenta. Ele ressalta ainda o papel presencial como um diferencial frente ao trabalho remoto. “Aqui é presencial, o fornecedor fica quase cinco horas, de uma vez, fazendo várias reuniões e firmando vários negócios”, reforça.
Renata Yano, diretora de B2B da empresa, reforça esse ponto. “O relacionamento é de extrema importância para todo mundo. Oferecemos a oportunidade para grande parte da nossa equipe ter a experiência de estar em uma feira, bem como para as agências se conectarem tanto com o nosso time quanto com o trade como um todo”, ressalta a executiva.

Matchmaking e profissionalização
Entre as principais novidades desta edição esteve o investimento em um sistema de matchmaking, que organizou 22 appointments por participante com base na seleção prévia de até 40 nomes de interesse. “Criamos esse sistema para profissionalizar cada vez mais, como um evento mesmo do turismo internacional”, explica Renata.
Para Perez, o recurso aproxima o evento do padrão global. “Investimos no sistema matchmaking justamente para deixar essa feira com standard internacional, consolidando o evento como um dos mais relevantes para o segmento de alto padrão”, pontua.
Tendências e projeções
Em termos de tendências, o evento refletiu o portfólio diverso da operadora. Renata destaca pilares tradicionais da empresa, como cruzeiros, safáris na África e o verão europeu, mas também apontou novas oportunidades. “A Ásia está vindo com tudo. O Japão sempre foi forte para a gente, mas a Tailândia está voltando. Destacamos também as expedições — na Antártica, por exemplo, que estamos trabalhando bastante”, afirma. O Brasil também ganha força com hotéis parceiros como a Casa Oiá, nos Lençóis Maranhenses.
Para este ano, Perez revela um dado relevante sobre o comportamento do consumidor. “Do ano passado para este ano, o brasileiro está fazendo as reservas com mais antecedência. Foi pouco, 6%, mas como trabalhamos muito com dados, notamos que é uma tendência”, pontua o CEO.
Por outro lado, o executivo observa que o mercado norte-americano enfrenta hesitação. “O americano congelou. Não é nem pelo dinheiro em si, é pela instabilidade. Esperam para ver o que vai acontecer antes de planejar qualquer viagem”, explica. “É algo que eles não estão acostumados, enquanto que aqui no Brasil faz parte do negócio”, analisa.

Perspectivas para o ano
Embora o cenário internacional traga incertezas — como câmbio, política econômica e conflitos geopolíticos —, a expectativa da empresa é positiva. “O Turismo está se estabilizando. Desde o fim da pandemia, o mercado tem se recuperado com muita força em 2022 e 2023. Agora, em 2024 e 2025, percebemos que o setor está estabilizando, retornando com o crescimento normal de antes da pandemia”, analisa Perez, estimando um crescimento de até 10% no mercado de luxo, caso o ambiente econômico se mantenha favorável.
Com o Trade Partners, a Teresa Perez inicia uma semana estratégica com presença também como expositora na ILTM. “Esperamos ver várias agências do Brasil. É o foco da nossa agenda nesta edição”, conclui Renata.