A Gol Linhas Aéreas passa a representar comercialmente a Avianca no mercado brasileiro. O anúncio, feito nesta terça-feira (25), em São Paulo, marca uma nova etapa na integração entre as duas companhias, que fazem parte do Grupo Abra, e concentra na equipe comercial da Gol o atendimento a agências de viagens, consolidadoras, clientes corporativos, associações e demais parceiros estratégicos.
A novidade foi apresentada durante um evento realizado no rooftop do Hotel Unique, em São Paulo, que reuniu cerca de 40 executivos de agências de viagens e consolidadoras. O encontro contou com a participação de lideranças comerciais do Grupo Abra. Angus Clark, CCO do Abra, apresentou a visão de longo prazo e os pilares de sinergia entre Gol e Avianca; Otto Gergye, CCO da Avianca, destacou a relevância do mercado brasileiro e a confiança na equipe comercial da Gol; enquanto Mateus Pongeluppi, CCO da Gol, reforçou a importância de ouvir as demandas do trade para desenvolver soluções conjuntas.
Com a mudança, a equipe comercial da Gol passa a administrar a oferta de voos, conexões e produtos da Avianca para o mercado B2B brasileiro. A estratégia busca aproveitar as sinergias entre as empresas e facilitar o relacionamento com os parceiros comerciais.
“Assumir a representação comercial da Avianca no Brasil reflete a confiança do Grupo Abra na maturidade do nosso time e nas sólidas relações que construímos com o trade ao longo dos anos. Essa união é uma grande oportunidade para simplificar os negócios dos nossos parceiros e oferecer uma proposta de valor ainda mais robusta para o mercado brasileiro”, disse Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, responsável por conduzir o evento.
Modelo já foi adotado em outros mercados
A representação comercial no Brasil segue um modelo já utilizado pelo Grupo Abra. Em 2023, a Avianca assumiu a gestão comercial da Gol na Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, Peru, América Central e América do Norte.
Para preparar a transição, as equipes comerciais das duas companhias realizaram um programa conjunto de treinamentos, com o objetivo de manter os padrões de atendimento aos parceiros do mercado brasileiro.
Avianca conecta Brasil a destinos internacionais
Atualmente, a Avianca opera 56 frequências semanais no Brasil, ligando São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belém ao hub da companhia em Bogotá. A partir da capital colombiana, os passageiros têm acesso a 80 destinos nas Américas e na Europa, além de mais de 1.150 cidades em todo o mundo por meio da rede da Star Alliance.
A oferta se soma à malha da Gol, que reúne 66 destinos domésticos e 23 internacionais em 13 países das Américas e da Europa, com média de 700 voos diários distribuídos em 207 rotas.
Entre os voos internacionais da Gol estão as operações de longa distância para Nova York (JFK), já em funcionamento, e Lisboa (LIS), com início previsto para 16 de setembro. A companhia também planeja voos para Paris (CDG) e Orlando (MCO), com datas ainda a serem anunciadas. As quatro rotas têm origem no Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG), hub internacional da Gol.










